O Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) da Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou nesta semana o Projeto Fortalecer – Capacitação para Conselheiros de Direitos da Pessoa Idosa. O evento marca a abertura das atividades da formação dirigida a gestores públicos de 224 municípios do Estado de Goiás, de maneira totalmente online e autoinstrucional. 

“A Universidade junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, que é a grande parceira nesse projeto juntamente com o Governo Federal [por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH)], que indica quais são essas pessoas, seleciona, e essas pessoas participam da capacitação conosco”, explica o reitor da UFG, professor Edward Madureira, em entrevista à Sagres TV nesta sexta-feira (10). Assista a seguir à entrevista na íntegra a partir de 00:03:00

A formação tem o objetivo de capacitar gestores públicos municipais e estaduais de Goiás para a criação e fortalecimento dos Conselhos e Fundos de Direitos das Pessoas Idosas em cada um dos 246 municípios do Estado.

Os gestores já foram previamente inscritos na formação e receberão instruções de acesso e navegação na plataforma do curso durante o mês de novembro.

Os marcos legais, conceitos de participação social e aspectos sociodemográficos do envelhecimento e a gestão das políticas de assistência social e das políticas de saúde estão entre os temas abordados no projeto.

Edward Madureira no STM #414 com Dili Zago (Foto: Sagres TV)