“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” Você já deve ter ouvido esta frase do político e escritor irlandês Edmund Burke, e talvez ela esteja cada dia mais atual.

No ano passado, o tema mais discutido aqui no Programa Nosso Melhor foi o novo Plano Diretor de Goiânia, o que até hoje não foi pra frente. Nessas conversas que tivemos com arquitetos, vereadores e até com o prefeito Rogério Cruz, não havia nada que valorizasse nossa história além daquilo que fosse obrigado por lei.

Temos repetido as mesmas falhas há décadas, seja no trânsito, no saneamento, na drenagem urbana. Podemos reconhecer mais nossas lideranças ilustres, nossos intelectuais, as pessoas que fizeram diferença no passado.

E para sabermos um pouco das nossas origens, conhecermos mais sobre como era a vida em Goiás e em Goiânia, eu entrevistei no Programa Nosso Melhor desta semana o jornalista, editor e produtor cultural Iuri Godinho, criador do projeto Goiás tem História.

Esta é uma iniciativa que nasceu no Instagram há alguns meses, e atrai muita gente interessada na história de nosso estado. Seja na história política, da publicidade, da música e de qualquer assunto que esteja no imaginário popular. Os conteúdos são selecionados a partir de pesquisas, sobretudo no acervo da antiga Folha de Goyaz, além de uma série de livros, imagens e do acervo do primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges. A tecnologia atual permite recuperar e colorir imagens para que tenhamos uma melhor noção de como era a vida naquele tempo.

Foi um papo muito rico, com um profissional que realmente entende do assunto. Para começar, Iuri destacou que a própria criação do estado de Goiás foi um “jeitinho” de Portugal de descumprir o Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes, diz, não buscavam só ouro por aqui, mas sim ocupar os territórios que teoricamente foram destinados à Espanha.

A região onde fica a cidade de Goiás foi pioneira na ocupação portuguesa no estado, onde havia quatro arraiais. O formato da cidade, sua arquitetura e o relevo da Serra Dourada trouxeram problemas sanitários à cidade de Goiás, que serviu como um dos motivos para a construção de Goiânia, na década de 30 do século passado.

O projeto Goiás tem História é um deleite para os olhos e o coração. Quem viveu ou quem tem interesse em saber como era a vida na época dos nossos avós, bisavós e mesmo dos nossos pais, pode entrar na página do Instagram e se deliciar. O endereço é https://www.instagram.com/goiastemhistoria/ . Vale a pena conferir.

Solidariedade, Faz Parte do Cenário – Projeto Missão Feliz

No quadro Faz Parte do Cenário desta semana, trouxemos o relato da jornalista Raissa Albinati, que compõe o Projeto Missão Feliz e leva ajuda a centenas de famílias da Região Metropolitana de Goiânia. Quem quiser acompanhar esse trabalho e contribuir, siga o projeto no link: https://www.instagram.com/missao.feliz/

Programa completo

Temas abordados