A proposta de criar 700 novas permissões de táxis em Goiânia promete esquentar os debates da Câmara dos Vereadores da capital.
O projeto do vereador Elias Vaz (Psol) autoriza ampliar as transmissões nos próximos 30 anos, e também veda a concessão de mais de uma permissão por pessoa.
Na proposta está previsto que condutores de táxi e auxiliares que estão cadastrados a mais de um ano na Agência Municipal de Trânsito (AMT) terão preferência no processo seletivo das novas permissões.
“Temos uma situação estranha em Goiânia. Há 33 anos, quando a população de Goiânia era pouco mais de 500 mil habitantes, o número de permissões era de 1978, e este número continua o mesmo, com o número de habitantes tendo triplicado. Se compararmos o número de permissões de táxi em Goiânia com outras capitais veremos uma discrepância. Goiânia é um táxi para cada 1058 habitantes, no Rio de Janeiro é para 198 habitantes. Em Belo Horizonte e São Paulo é menos de 400, em Curitiba e Brasília está em torno de 700”, argumenta.
Segundo o parlamentar, o número atual de permissões aponta para uma possível reserva de mercado, e que o Ministério Público investiga permissionários que morem no exterior. “É preciso mudar essa realidade. São muitos permissionários que sequer dirigem um carro, e são donos de várias permissões, e nem moram no Brasil”, destaca.
O líder do prefeito Djalma Araújo (PT), disse que a categoria é contra o projeto, e que em Goiânia não há tantos passageiros para o aumento das permissões de táxis. “Não pode de forma equivocada aumentar mais de 700 permissões de táxis em Goiânia, até porque a prefeitura já está aumentando em 119 táxis na cidade. As outras cidades são turísticas, então o número de passageiros é maior. Este aumento pode desmantelar um sistema, e com certeza a Câmara Municipal não vai aprovar, pois ela tem que estar em concordância com os taxistas de Goiânia” relata.
O taxista Carlos Lourenço é contra a alteração, e questiona sobre o local dos novos táxis. “Nós já estamos todos parados, e não tem nem ponto para colocar os táxis, vai colocar aonde?”.O taxista Geraldo Magela afirma que as condições de trabalho estão ruins e que com a alteração vão ficar ainda piores.
José Dicena também é taxista e é a favor da medida, pois as permissões beneficiariam motoristas que alugam carros para trabalhar como taxistas. “O preço do aluguel é de cerca de 120 reais por dia. Quem precisa de táxi são os motoristas auxiliares. Quem já tem o carro não precisa”, completa.