A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou ao Governo de Goiás, na última quarta-feira (10/12), detalhes de um estudo que comprova a viabilidade econômica e técnica da construção de um trem de passageiros que ligará Goiânia à Brasília. Com o estudo pronto, a expectativa é de que o projeto executivo seja concluído até o final de 2015 e a licitação ocorra no começo de 2016.

O governador Marconi Perillo (PSDB), que participou da audiência, em Brasília, indicou o secretário de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, João Balestra, para ser o interlocutor do Governo de Goiás junto à ANTT para assuntos relacionados à execução desta obra. 

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De acordo com o estudo, este trem deve transportar até oito milhões de passageiros por ano, entre uma Capital e outra, até 2020. Entre Goiânia e Anápolis, cinco milhões de passageiros por ano. Entre Brasília e Águas Lindas, 26 milhões de passageiros; entre Brasília e Santo Antônio do Descoberto, seis milhões; e entre Brasília e o Entorno Sul, 16 milhões.

Projeta-se que a demanda de passagens para o trecho Goiânia-Brasília chegue a 11 milhões em 2050. Para o trecho Brasília-Águas Lindas, os números são espantosos: 50 milhões. “Vencemos uma etapa importante, que era o estudo de viabilidade. Agora vem o projeto executivo. Uma vez superadas todas as etapas, essa região vai passar por uma verdadeira revolução. As perspectivas são as melhores”, afirma Balestra.

A ANTT também sondou pessoas que costumam transitar no eixo Goiânia-Brasília e descobriu que parcela significativa aceita trocar o automóvel pelo trem, caso ele seja construído. Hoje, 91% transitam pelo eixo de automóvel. Esse número cairia para 61% assim que o novo modal estivesse disponível para o público.

O estudo, por seu caráter preliminar, ainda não sugere qual seria o valor da obra e de onde viriam estes recursos. Tampouco há informações sobre eventuais contrapartidas que o Estado e os municípios teriam de oferecer.