Nos últimos anos do Brasil a inflação vem estrangulando as finanças do brasileiro com o aumento do preço dos alimentos e dos combustíveis, por exemplo. Em um momento tão delicado da economia, cada vez mais atingida pela pandemia da Covid-19 e outros fatores, se torna cada vez mais essencial um planejamento financeiro.

Para explicar como economizar com prudência e simplicidade, a reportagem da Sagres ouviu a Drª em Economia, Ana Luiza Souza, que deu dicas valiosas para quem precisa salvar um dinheirinho no final do mês. Segundo ela, o primeiro passo é planejar.

“Estamos atravessando um momento de incertezas devido a questão da pandemia e tudo que ela repercutiu na vida das pessoas e no cenário econômico como um todo, como a alta da inflação e o desemprego elevado. Ter prudência na vida financeira é entender quanto eu ganho, o quanto eu disponho de renda por mês ou um certo período de tempo e planejar os gastos com eficiência, para que assim eu não me coloque em uma situação de inadimplência”, disse a doutora.

Ana Luiza afirmou ainda que o momento não é bom para fazer investimentos a longo prazo, que incidam em um pagamento de altas taxas de juros, e deu dicas simples de como economizar e ter uma vida financeira mais saudável.

“Neste momento o melhor é trabalhar com diagnóstico e planejamento. Primeiro é saber qual o montante da renda, organizando em uma planilha ou até mesmo em um caderno e listar de uma maneira minuciosa todos os gastos. A partir desse levantamento é possível verificar onde é possível economizar.”

“Outra dica simples, que parece batida, é pesquisar os preções fazer uma lista de compras com itens em promoções. Muitos estabelecimentos anunciam suas promoções nas redes sociais, basta ficar atento aos itens e aos dias em que certos produtos estão mais baratos”, orienta a especialista.

Leia mais: