Sagres em OFF
Rubens Salomão

PSD busca Lissauer Vieira ao Senado como ‘plano B’, com desistência de Meirelles

A cúpula do PSD em Goiás preparou reunião para o início da noite desta quinta-feira (17) para ter definição sobre manutenção ou não da pré-candidatura de Henrique Meirelles  e elaborar os próximos passos da sigla. Só que os dirigentes se depararam com problema recorrente: a ausência do ex-ministro. De novo, Meirelles não se faz presente enquanto o partido tenta definir os rumos para o pleito deste ano. Desta vez, o discurso oficial é de que o secretário da Fazenda de São Paulo atrasou vinda a Goiânia com a intenção de chegar na próxima segunda-feira (21) e ficar aqui com mais tempo, por toda a semana.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Sem alternativa, o partido decidiu esperar, mas busca alternativa para a participação em chapa majoritária. Em meio à contínua dúvida sobre Meirelles, o PSD tem divisão interna entre a tentativa de convencimento do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (sem partido), para candidatura ao Senado na chapa encabeçada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), ou aceitar a filiação de Gustavo Mendanha (sem partido) e abrigar candidatura de oposição contra Caiado.

A opção governista é defendida pelo presidente da sigla em Goiás, Vilmar Rocha, com apoio de Francisco Júnior. Já o caminho da oposição tem articulação do senador Vanderlan Cardoso, mas conta também com articulação favorável do ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Há expectativa de que a busca por Lissauer Vieira passe a contar com apoio do Palácio das Esmeraldas, caso se confirme a saída de Meirelles. Lissauer, por enquanto, não nega a possibilidade, mas tampouco mostra motivação para o projeto.

Foto: Vilmar Rocha (esq.), Vanderlan, Gilberto Kassab, Lissauer Vieira e Meirelles em reunião na Alego. (Divulgação)

Comparação

Os governistas do PSD acreditam na decisão de Lissauer, já que a campanha ao Senado dependeria menos do próprio presidente da Alego, em comparação com o projeto abortado de candidatura a deputado federal.

Estrutura

Diferente da disputa a deputado, Lissauer buscaria o Senado ao lado de Caiado e contaria com a estrutura da chapa governista. A vaga seria alternativa ao presidente da Alego depois, da articulação frustrada para ocupar vaga de conselheiro do TCE.

Prorrogado

Indefinição de Meirelles é um dos fatores que levaram para a próxima semana a filiação de Gustavo Mendanha a um partido. O prefeito de Aparecida disse em live que decidiria até esta sexta-feira (18), o que não deve ocorrer. Ele ainda busca conversas com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, via Marconi Perillo, para ser pré-candidato ao governo pelo PSD. 

Em processo

Enquanto isso, Marconi participa hoje de encontro do PSDB e tucanos têm a expectativa de que o ex-governador seja lançado oficialmente ao Senado. A reunião está marcada para às 10h, no diretório regional do partido, no Setor Sul.

Nacional

O encontro de tucanos contará com a presença da presidente do PSDB Mulher, Yeda Crusius, ex-governador do Rio Grande do Sul.

alego

Debate

O auditório do Colégio Ateneu Dom Bosco, no Setor Central, recebe nesta manhã, a partir das 9h, audiência Pública que pretende debater a forma de ocupação do antigo prédio da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).  

Defesa

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) mantém decisão de transformar o local em Palácio da Cultura, com sede da SECULT, museu e orquestra. A audiência foi convocada pela vereadora Sabrina Garcez (PSD), que defende a proposta do prefeito.

Foto: Servidores da Educalção em protesto em frente à sede do IMAS, nesta quinta-feira (17). (Crédito: Divulgação)

Investigação

O vereador Ronilson Reis (Podemos) pretende apresentar na próxima terça-feira (22) requerimento criar Comissão Especial Inquérito (CEI) sobre o IMAS (Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais de Goiânia. Segundo ele, desde outubro médicos estão sem pagamento e o órgão tem dívida de pelo menos R$ 50 milhões.

Apoio

Servidores da educação municipal fizeram protesto ontem em frente à sede do Instituto reivindicando atendimento em emergências e clínicas. O requerimento para a CEI conta com 13 assinaturas, enquanto o mínimo necessário é de 12 para a criação. Ronilson Reis, espera chegar a 20 assinaturas.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.