(Foto: Rubens Salomão / Sagres ON)

A vereadora Cristina Lopes trabalha para a “restauração” do PSDB, mas não fecha as portas para uma possível mudança durante a janela partidária que se abrirá com a fusão de legendas que não atingiram a cláusula de barreira na eleição de outubro. Em entrevista à Rádio Sagres 730, nesta quinta-feira (20), a vereadora declarou que o PSDB goiano errou por não incentivar a renovação de suas lideranças.

Cristina foi candidata a deputado estadual, recebeu 27.864 mil votos, mais que 19 deputados estaduais eleitos, mas não conseguiu uma vaga por conta do quociente eleitoral feito por seu partido, o PSDB. “Faltou renovação das lideranças, foi mais do mesmo. Fizeram apenas um “giro de cadeiras”, disse a vereadora ao criticar a condução do partido em Goiás.

Cristina Lopes informou que pensou em deixar o PSDB antes da eleição, mas decidiu ficar pelo trabalho que desenvolvia junto ao PSDB-Mulher para forçar o partido a cumprir as leis que destinam 30% de vagas às candidatas mulheres e a mesma porcentagem de recursos do fundo partidário às candidatas. Disse que não se arrependeu de ter tomado essa decisão, apesar de que ela acabou por dificultar sua eleição pela legenda tucana.

A vereadora afirmou que a deflagração da Operação Cash Delivery, 9 dias antes da eleição do primeiro turno, prejudicou muito a eleição de candidatos tucanos. “Recebi telefonemas de muitas pessoas dizendo que respeitavam meu trabalho, mas que não conseguiam mais votar no número 45.”

Caso se confirme a decisão de sair do PSDB, a vereador diz que mantém conversações com partidos com os quais tem alguma identificação. Informa que conversa com a senadora Lúcia Vânia e o vereador e deputado estadual eleito Elias Vaz sobre o PSB; fala de sua relação com a deputada federal eleita por São Paulo, Tábata Amaral, do PDT, além do PPS e do Novo.

{source}
<iframe width=”100%” height=”300″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/547699455&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true”></iframe>
{/source}