Muito se fala sobre o poder do cérebro sobre a saúde do corpo. O tema levanta questionamentos como se as pessoas são “poderosas” em criar doenças ou aplicar este poder na cura delas?

As doenças psicossomáticas estão totalmente ligadas ao emocional, e corpo e mente estão inteiramente integrados. É o que explica a psicóloga clínica Abnilsa Durães, em entrevista à Sagres TV nesta quinta-feira (20).

“Nossa saúde mental é integrada, não existe uma separação entre mente e corpo. Nós somos por completo toda a nossa mente como tudo que sentimos e pensamos acontece no corpo. A emoção que a gente sente acontece em um lugar, que é o corpo”, esclarece. “Nossa musculatura está relacionada a tudo o que a gente sente e pensa. Quando a gente está muito preocupado com uma coisa, nossa musculatura vai reagir como uma forma de proteção, um sistema de defesa”, complementa.

Segundo a psicóloga, com o sofrimento emocional e psicológico, o corpo pode produzir cortisol, o hormônio do estresse, e com a repetição desta descarga hormonal, o organismo pode ficar cada vez mais debilitado a ponto de adoecer.

“A pessoa só desenvolve uma doença psicossomática quando ela está em uma circunstância que é tão prejudicial, ou uma história que é tão difícil, tão dolorosa e está se repetindo por muito tempo, corpo cansa. Cansa dessa luta, dessa defesa, e aí é preciso mudar essas circunstâncias”, afirma. “Se isso vai se repetindo, doenças vão se instalando, como uma reação a essa circunstância complexa e desfavorecedora ao bem-estar”, completa.

Para Abnilsa Durães, a melhor maneira de evitar essas doenças, principalmente durante a quarentena causada pela pandemia, é evitar a repetição de hábitos que possam trazer sofrimento. Para isso, é preciso reorganizar as tarefas de casa, o modo como se conduz o home-office e o acesso repetido a notícias negativas, por exemplo.

“Depende da gente o quanto a gente consome um conteúdo que excessivamente e repetidamente está denunciando tragédia e algo ruim”, conclui.

Assista à entrevista a seguir, a partir de 01:30:00