O Natal e as festas de fim de ano estão chegando e, para muitos, também chega a fase das depressões. Muitas vezes, esse sentimento é provocado por datas que trazem lembranças tristes.

O psicólogo Jorge Monteiro orienta sobre como lidar com esse problema neste período. “Este é o momento em que as pessoas começam a rever o que aconteceu durante o ano. O Natal e o espírito de festa são momentos introspectivos, por isso surgem todas essas lembranças”, diz.

Segundo Jorge, a melhor maneira de lidar com isso é não relembrar as coisas de forma negativa. “Todo mundo tem problemas, não adianta ficar remoendo o que já passou. Temos o costume de pensar mais em problemas do que em soluções”, explica.

Se esse tipo de tristeza ou depressão estiver ocorrendo frequentemente é importante que a pessoa procure ajuda profissional, conta o psicólogo ao falar desses momentos que não trazem apenas lembranças negativas. “Normalmente, a depressão já está instalada na vida da pessoa. Se ela, então, tem uma família desestruturada, infeliz, está desempregada, têm problemas afetivos de grande importância, o momento natalino potencializa isso. A pessoa que não está bem fica pior”, conclui.