O celular é a ferramenta mais multiuso de que se tem notícia. Isso tem feito com que as pessoas passem mais tempo de olho na telinha do smartphone. No entanto, o uso excessivo pode trazer graves consequências para a saúde, e já é considerado, em muitos casos, um vício. Mesmo sem estar relacionado a nenhuma droga, pesquisas indicam que o aparelho pode causar os mesmos males que o álcool ou até a cocaína.
“Se você alguma vez saiu para trabalhar, esqueceu o celular, ficou desesperado, perdeu horas no trânsito para voltar em casa para buscar o celular, ou se ficou sem acesso à internet e também ficou morrendo de raiva e teve oscilação do humor, isso já é um sintoma de alerta”, explica a psiquiatra Denise Vieira, em entrevista o Sagres em Tom Maior #147 desta segunda-feira (23).
Se o uso excessivo passar dessa etapa, então o quadro pode ser mesmo de dependência.
“Quando você começa a ter insônia, oscilação do humor muito constante, fica irritado, começa a deixar de conversar com a sua família para ficar nas redes sociais, começa a ter prejuízo no trabalho. Então deixou de ser alerta e passou a ser um caso de dependência”, afirma.
Confira a entrevista na íntegra a seguir e saiba quais cuidados tomar