O prefeito Paulo Garcia foi escolhido por unanimidade na pré-convenção do PT realizada neste domingo (10) para disputar a reeleição em Goiânia. Segundo o deputado estadual e presidente do PT metropolitano, outro ponto decidido pelos membros foi à aprovação da resolução política indicando coligação na chapa proporcional com o PMDB.

Além da chapa proporcional com o PMDB, Bueno diz que poderá ser criadas para os outros partidos que compõe a base de sustentação política. “É importante manter a base de sustentação do prefeito unida”.

De acordo com o deputado, o fator decisivo para realização de chapa proporcional foi a cota feminina, nenhuma das chapas tem o número suficiente de 30% em seus quadros. Sem o número suficiente, os partidos terão que lançar um número menor de candidatos, por isso, a decisão de coligar. “Percebemos que a ordem dos fatores não alteraria o produto entre sair sozinho ou coligado. Percebemos que o PT pode até levar ampla vantagem”.

Bueno diz que a discussão será estendida aos demais partidos para aglutinar cota feminina e o número de candidatos que somem o coeficiente para que nenhuma legenda fique sem consciente partidário que garante vaga na câmara.

Sobre a indicação do vice, o presidente afirma que será indicado pelo PMDB e não haverá interferência petista no processo. De acordo com o presidente, os nomes debatidos internamente pelos pmdeebistas são considerados bons quadros e possuem deferimento da cúpula do PT. “É uma decisão do PMDB, nós entendemos que eles tem autonomia para isso. Assim como o PT teve total autonomia para indicar Paulo Garcia como vice de Iris Rezende em 2008”.

Discurso 

De acordo com Luís Cesar Bueno, o plano de governo terá como base desenvolvimento sustentável com qualidade de vida. O deputado destaca que a Capital foi uma das cidades mais bem avaliadas em qualidade de vida, superando Curitiba, resultado, segundo ele, reflexo dos investimentos em infraestrutura.

Questionado sobre propostas feitas em 2008 que não foram concretizadas, como administrações regionais, bolsa universitária municipal, internet sem fio na cidade inteira, Cidadão 2000 e Banco do Povo, Luís diz: “O plano de governo é uma orientação para o eixo da gestão. Entendemos que a grande maioria dos compromissos firmados na gestão de Iris e Paulo foram cumpridos”.

Luís explica que no caso da internet sem fio, a proposta do Governo Federal sobre acesso a internet faz com que isso seja revisto. Bolsa Municipal é limitado pela Constituição, o deputado afirma que o poder municipal deve investir em ensino básico, o estadual no ensino médio e o Governo Federal no ensino superior. “Acho que seria muito luxo o poder municipal fazer investimento em uma área da União”.

Internet sem fio é um programa, mas o a proposta do governo federal sobre acesso a internet, faz com que essa seja revista. Bolsa é limitado pela constituição, que prevê que o poder municipal o investimento no ensino básico, ao estadual o ensino médio e ao federal o ensino superior.

Momento Político pós Monte Carlo

Apesar do prefeito Paulo Garcia ter a condição política avaliada como tranquila, o presidente do PT, Luís Cesar Bueno considera que é preciso ter humildade no processo, para ele, não existe campanha fácil, toda eleição é difícil.

Bueno diz que há uma tendência grande para o voto nulo após a deflagração da Operação Monte Carlo, fato que para ele, gerou desencanto da população com a política. “Esse escândalo nacional que colocou Goiás no centro de uma crise vexatório, arranham a imagem do Estado e traz um desencanto em relação à política”.

A data da convenção ainda não foi definida, PT e PMDB ainda não definiram a data. 
.