Dois dos principais partidos do país e que devem se enfrentar na disputa à Prefeitura de Goiânia, PT e PSDB estão com metas ambiciosas para aumentar a participação no Legislativo Municipal.
Com o prazo das filiações à disputa de 2012 encerrado, petistas e tucanos acreditam que podem ocupar mais da metade das cadeiras na Câmara.
De acordo com o presidente do PT metropolitano, Deputado Estadual Luis César Bueno, o partido conta com mais de 80 pré-candidatos e que a meta é ocupar de 20 a 25% das vagas no Legislativo.
“Contamos com um número significativo de lideranças do movimento social organizado, atuais secretários que estão na administração municipal, ex-deputados e ex-vereadores”, descreve.
Luis César Bueno adiantou quais devem ser os critérios para escolher os candidatos do partido em pré-convenção.
“Esse encontro define antecipadamente os nomes obedecendo a critérios éticos, de representatividade política, compromisso com o programa de governo que pressupõe uma contribuição financeira ao partido”.
Segundo o deputado, a tendência do PT metropolitano é sair novamente com chapa própria para a disputa proporcional. “Estamos mais guarnecidos de candidatos e temos condições de lançar chapa completa”.
Situação
O PSDB também tem metas para o pleito eleitoral do próximo ano. Segundo o presidente metropolitano do partido, Deputado Estadual Fábio Sousa, o PSDB tem a intenção de eleger dez vereadores.
“Nós temos condições com esses novos filiados e com os que já estão no partido de chegarmos a ser a chapa mais competitiva das eleições do ano que vem”, garante.
Questionado se a meta dos tucanos em Goiás é ousada ou realista, Fábio Sousa respondeu que a ousadia faz parte da característica do partido. Para o deputado, a tendência é ir para a disputa com 53 candidatos.
“Temos condições de eleger muitos vereadores e numa composição com partidos aliados, chegar a 70 candidatos. Desde 1993, o PSDB não se preparava tão bem para disputar uma eleição tanto para vereador quanto para prefeito de Goiânia”, relata.













