A presidenta nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), divulgou nota nesta quarta-feira (8) na qual informa que as negociações para fusão de seu partido com o DEM continuam em curso. Contrariando informação divulgada pelo líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), de que os representantes do PTB no Congresso Nacional rejeitaram dar prosseguimento à fusão, Cristiane disse que o que houve foi “um encontro das bancadas do PTB, no qual os parlamentares apresentaram seus pontos de vista relativos à negociação em curso”.
“Reforço que a negociação para a fusão das duas siglas está mantida nos termos até agora avalizados pela Executiva Nacional do PTB, e os prazos ajustados com o DEM serão mantidos”, diz a nota da presidenta do PTB.
O vice-presidente da legenda, deputado Benito Gama (BA), também reforçou que “essa questão da fusão é complexa, mas as conversas estão indo bem”. Segundo Gama, na reunião das bancadas alguns parlamentares se manifestaram contrários à fusão, mas eles não representam a maioria.
Mais cedo, Ronaldo Caiado tinha divulgado nota na qual informava sobre o fim das negociações. Caiado, que sempre se manifestou contrário à fusão, classificou como “uma lição de coerência” a decisão da bancada petebista de não se juntar ao DEM.
“O PTB, partido da base governista, não quer ser confundido com a oposição, após manter-se no governo do PT por 12 anos. Uma lição de coerência, de onde menos se espera, para dar uma chacoalhada no DEM oposicionista”, dizia a nota, informando ainda que os 25 deputados do PTB tinham votado contra a fusão. No entanto, a informação de Caiado foi desmentida pela cúpula do PTB.
Fonte: Agência Brasil
Leia a nota divulgada por Ronaldo Caiado:
Os representantes do PTB no Congresso Nacional rejeitaram dar prosseguimento à fusão com o Democratas por 25 votos (número muito simbólico) de uma bancada de 29 deputados e senadores. O PTB, partido da base governista, não quer ser confundido com a oposição após manter-se no Governo do PT por 12 anos. Uma lição de coerência de onde menos se espera para dar uma chacoalhada no DEM oposicionista.
O Democratas se consolidou como a verdadeira posição oposta ao Governo PT e sofreu pelo aliciamento e cooptação da máquina governamental fazendo com que o partido perdesse gordura, mas nunca a sua musculatura. Hoje podemos andar de cabeça erguida por qualquer rua desse país. Participamos dos protestos e somos acolhidos por 90% da população que já não aprova mais esse governo.
Essa rejeição ao PT nasce junto ao sentimento cada vez maior de pessoas que se identificam com outra visão política e com ideias que encontram no Democratas a sua representação partidária. O engajamento nas ruas e nas redes sociais deixa claro essa necessidade de assumirmos o nosso papel de protagonista desses ideais.
Portanto, não posso deixar de concordar com o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, quando diz que essa fusão não tem pé nem cabeça. Juntar PTB com Democratas seria como juntar Getúlio Vargas com Carlos Lacerda, o maior antagonismo da história política brasileira.
É hora do Democratas colher os frutos pela resistência que nos fez a verdadeira oposição ao PT. No momento em que mais e mais pessoas se identificam e se engajam com nossa causa, a fusão hoje representaria não só o enterro do último resquício de coerência ideológica da direita no país. Representaria o enterro da própria representação da direita na política brasileira.