Em entrevista concedida ao Jornal 730, 1ª edição, na manhã desta terça-feira (22), o empresário Vanderlan Cardoso afirmou que pretende concorrer ao governo do Estado mais uma vez. O ex-prefeito de Senador Canedo, atualmente sem legenda, deve se filiar ao Partido Social Cristão (PSC) no próximo mês. Segundo ele, esta possibilidade é de 99%. O ex-pepista também conversa com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas a divisão na coordenação nacional da sigla está o afastando do grupo.

{mp3}stories/audio/2013/janeiro/entrevista_vanderlan_cardoso{/mp3}

Vanderlan diz que quer definir logo seu futuro, pois não deseja deixar a filiação à nova legenda para a última hora. Como garantia para se filiar a uma sigla, o empresário quer a certeza de que poderá se candidatar ao governo do Estado em 2014. Inicialmente, o projeto era sair candidato pelo PMDB, mas de acordo com ele, sentiu que isto não aconteceria e preferiu deixar o partido para não constranger os colegas peemedebistas.

O pretenso futuro candidato ao governo praticamente descartou a possibilidade de tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados. “Eu não tenho vocação para o legislativo,” diz Vanderlan Cardoso. Ele também rejeitou outra alternativa, a de ser vice na chapa do governador Marconi Perillo. Vanderlan explica que não comunga com a forma de administração do tucano e cita que recusou este convite em 2010.

Candidatura
O empresário garante que tem um bom projeto para Goiás. O discurso adotado é padrão de quem se propõe representar a terceira via no Estado. Vanderlan afirma que pretende dialogar com todos os partidos e lideranças que estão cansados da dicotomia PMDB/PT e PSDB. Mesmo confrontando os dois grupos majoritários, o ex-pepista diz que não é contra ninguém, mas sim, favorável ao seu projeto.

Questionado se o pouco tempo de TV seria um problema para sua candidatura, Vanderlan respondeu que existem outras formas de divulgar seu nome. Para isto, ele garante que não tem preguiça de visitar centenas de municípios goianos.

Atual gestão
Vanderlan fez algumas críticas à administração de Marconi Perillo. Para ele, o atual governo trabalha de forma centralizada, deixando carentes as regiões Nordeste, Oeste e Norte do Estado. A qualidade das rodovias e excesso de radares também foram mencionadas pelo empresário.

O ex-prefeito de Senador Canedo também comentou sobre as receitas do Estado. Vanderlan diz que teme que em algum tempo, o governo não consiga mais pagar a folha de pagamento, pois atualmente cerca de 18% dos recursos estão comprometidos com o pagamento de juros de empréstimos contraídos.

Sobre a polêmica da venda de áreas públicas, Vanderlan diz que é favorável à venda daquelas que só dão despesas, mas nos casos das áreas do Parque da Criança e do Batalhão Anhanguera da Polícia Militar, ele é contra. “O Estado está sendo delapidado e as coisas não tem melhorado,” denuncia.