As filas de veículos formadas no pátio e nas proximidades do Detran por proprietários que buscam serviços, principalmente de vistoria, deverão ter fim após o atual sistema informatizado ser migrado para um novo e mais rápido. De acordo com o presidente interino do Detran, coronel Vaz, que substituiu José Taveira, que foi para a Secretaria da Fazenda após a saída de Simão Cirineu, o maior problema que o órgão enfrenta atualmente é a demora para realizar as vistorias, devido a falhas constantes no sistema. “É um problema que vem há mais de 20 anos. A vistoria apresenta certa precariedade, não só em Goiânia como no interior”. Para diminuir a superlotação, o Detran passou a funcionar também aos sábados e abriu novos postos de atendimento.

Vaz assumiu a Diretoria de Operações do Detran, em 2011. Em entrevista à Rádio 730 nesta segunda-feira (30), ele afirmou o atual sistema, que já está funciona em sua capacidade máxima, é o principal causador das filas. “Tínhamos cobrado dos presidentes que passaram por lá uma solução para esse ponto, que é o maior gargalo do Detran, que provoca desgaste e uma prestação de serviço ruim para a população”.

Segundo ele, foi estabelecida uma comissão para elaborar um plano para solucionar o problema. Foram feitos estudos durante oito meses. “A primeira solução foi relativa à questão do sistema. O sistema do Detran é um sistema de 30 anos atrás e que nunca foi atualizado”, revelou o coronel.

Foi licitado um novo sistema ao custo de R$ 14 milhões. Todo o sistema do Detran será trocado obedecendo um cronograma. “Estamos hoje na vigésima segunda semana de migração do sistema antigo para o novo. Tem uma equipe fazendo uma auditoria no sistema para descobrir o que está acontecendo”, disse.

O Detran está funcionando excepcionalmente aos sábados. Segundo Vaz, no primeiro aproximadamente 400 veículos fizeram vistoria. Neste último sábado (28), 450 procuraram o Detran para realizar o serviço. “Também, a partir de hoje [segunda-feira, 30], será aberto, a partir das 7h, um outro posto no Hipódromo da Lagoinha, destinado aos veículos de grande porte, ônibus, caminhões”. No Hipódromo, serão atendidos exclusivamente esses veículos para que não ocupem o espaço do pátio interno do Detran.

“Com essas medidas, acredito que as filas diminuam. Pedimos também [à empresa que implanta as mudanças] que a migração do sistema seja feita da forma mais rápida possível. Tinha uma previsão de 60 dias, mas vão antecipar para, nos próximos 30 dias, fazer essa migração”, disse Vaz.