Senador Canedo é um dos 25 municípios que integram a Região de Saúde Centro Sul, classificada em situação crítica no avanço da Covid-19. O mapa de calor com a situação de todas as regiões foi apresentada nesta quarta-feira (17) pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Em entrevista à Rádio Sagres 730 nesta quinta (18), o prefeito de Canedo, Fernando Peloso, afirmou que vai seguir na íntegra as recomendações da nota técnica emita pelo estado, uma vez que a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 está quase em 100%.

Leia também:

Confira se o seu município está em situação de alerta, crítica ou de calamidade para Covid-19

Nessa situação crítica, identificada com a cor laranja, consta na nota que o município deve reduzir a capacidade de atendimento em atividades de alto risco de contaminação, como bares e instituições religiosas – ambos passam a ter permissão para ocupar 30% da capacidade. Já as atividades de baixo risco, como salões de beleza, barbearias, shoppings e centros comerciais, ficam com o limite de 50% de utilização. Eventos, transporte coletivo e outros setores terão restrições específicas.

Ouça a entrevista na íntegra:

Os detalhes vão constar em decreto municipal, que deve ser publicado ainda nesta quinta-feira. “Nós montamos um comitê para discutir o assunto com vários órgãos, entre eles Polícia Militar, Ministério Público e comerciantes. A intenção foi discutir a nota técnica e decidir o que era melhor para Senador Canedo. Optamos por seguir na íntegra as recomendações do governo de Goiás”, informou Peloso.

O prefeito de Senador Canedo explicou que na última semana foram inaugurados 20 leitos de enfermaria e 11 leitos de UTI e na segunda-feira já estavam todos ocupados. “Estamos em 100% de ocupação e não queremos chegar numa situação de calamidade para tomar providências. Por isso, vamos cumprir as restrições e intensificar a fiscalização, que será feita com fiscais de posturas e Guarda Civil Metropolitana”, informou.

Na sexta-feira (12), o prefeito inaugurou 11 leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19. No começo dessa semana, todos estavam lotados. “É uma situação preocupante e por isso chamamos todos os segmentos da sociedade para que façam parte da resolução desse problema”. Na manhã de hoje, o painel de taxa de ocupação de UTI no estado apontava que Canedo tinha 9 leitos ocupados e apenas dois desocupados.

Na manhã desta quinta, Senador Canedo registrava 7.935 casos confirmados desde o início da pandemia e 135 mortes causadas pela Covid-19.