Restam apenas oito seleções na busca pelo título da Copa do Mundo 2022 no Catar. Duas favoritas saíram mais cedo da disputa. Alemanha e Espanha já voltaram para casa. Os alemães foram eliminados na fase de grupos e os espanhóis caíram ontem (6) nas oitavas de final diante de Marrocos.

Das oito seleções que sobraram, cinco são da Europa (Holanda, Inglaterra, França, Croácia e Portugal), duas da América do Sul (Argentina e Brasil) e uma da África (Marrocos). Metade delas já conquistou pelo menos uma taça do Mundial: França (duas vezes), Inglaterra (uma vez), Argentina (duas) e Brasil (cinco troféus).

Brasil e Croácia abrem as quartas de final na próxima sexta-feira (9), às 12h no horário de Brasília. No mesmo dia, só que às 16h, jogam Holanda e Argentina. No sábado (10) tem Marrocos e Portugal às 12h e Inglaterra e França às 16h.

Para mim, em cada confronto tem uma seleção favorita para avançar para a semifinal. O Brasil é o favorito para ganhar da Croácia. A equipe brasileira tem mais qualidade técnica. Do meio-campo para frente o time brasileiro é superior. Com equipe completa, com o técnico Tite podendo repetir o esquema tático no 4-3-3 não tem erro, o Brasil avançará.

A Argentina é favorita frente a Holanda. Messi voltou a jogar em alto nível. O técnico Lionel Scaloni conseguiu formar um meio-campo muito forte com Enzo Fernández, De Paul e Mac Allister. A Holanda deposita as esperanças na recuperação da plenitude física e técnica do craque Memphis e na explosão do jovem atacante Cody Gakpo.

Portugal, mesmo com as divergências entre o técnico Fernando Santos e o astro Cristiano Ronaldo, reúne as melhores condições para chegar à semifinal eliminando a surpreendente seleção marroquina, que tem a defesa menos vazada do mundial.

Apesar da rivalidade histórica e de um certo equilíbrio técnico entre as duas seleções, aposto minhas fichas na França contra a Inglaterra. O técnico Didier Deschamps entre a convocação e o inicio da Copa perdeu 7 jogadores que poderiam ser titulares. Já o técnico Gareth Southgate praticamente teve a força máxima. Recentemente teve problemas com o reserva Sterling, devido a problemas familiares. Nesta partida chama A atenção também o duelo entre os artilheiros Kane e Mbappé.

Portanto, para mim, serão semifinalistas: Brasil e Argentina e França e Portugal. Pelos motivos elencados acima neste comentário, ouso dizer que Brasil e França farão a final da Copa. O Brasil ficará com o troféu de campeão mundial!

Leia mais