O Vila Nova está a dois jogos de retornar à Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, para conquistar o acesso, o Tigrão terá de superar a tradicional Portuguesa nas quartas de final da terceira divisão. E para o torcedor colorado ficar sabendo mais da Lusa, o Portal 730 apresenta um raio-x da equipe paulista, mostrando as estatísticas e os principais destaques do adversário colorado na briga por uma vaga na segunda divisão brasileira.
Fundada no dia 14 de agosto de 1920, a Associação Portuguesa de Desportos busca voltar aos dias de glória. A Lusa, que já conquistou o Paulistão em 3 oportunidades (1935, 1936 e 1973), tem como campanhas de destaque o vice-campeonato da Série A 1996 e o título do Campeonato Brasileiro 2011.
Rebaixada da elite do futebol nacional em 2013, após ser punida pelo STJD por escalação irregular do meia Héverton, a equipe fez uma temporada péssima na Série B 2014 e ficou na lanterna do torneio. E, coincidentemente, o Vila Nova acompanhou o time rubro-verde no descenso na última temporada. Agora, em 2015, os dois clubes voltam a se encontrar sonhando com o retorno à segunda divisão.
O jogo de ida das quartas de final acontece às 20h30 dessa quarta-feira, no estádio Serra Dourada. A partida de volta, que vai definir o classificado para as semifinais e para a Série B 2016, irá ser realizada às 19 horas de sábado, dia 17 de outubro, no estádio do Canindé, em São Paulo.
Queda no Paulistão…
Com apenas 13 pontos em 15 partidas, a Portuguesa acabou rebaixada para a Série A-2 do torneio estadual. Na fraca campanha, o clube venceu apenas dois jogos e empatou sete vezes. 13 gols foram marcados e 22 gols sofridos.
…Recuperação na Série C
A Portuguesa terminou a primeira fase na 2ª colocação do grupo B, com 30 pontos e um aproveitamento de 55,6%. A campanha de 9 vitórias, 3 empates e 6 derrotas, contou ainda com 30 gols marcados a favor e 23 gols sofridos. A classificação só veio na última rodada, quando o time bateu o Tombense por 1 x 0, gol do lateral-esquerdo Julinho.
Como visitante, a Lusa venceu em três oportunidades no torneio. Além disso, empatou uma vez e acabou derrotada em cinco jogos. O time marcou 13 tentos e sofreu 15 gols atuando longe de seus domínios.
Quando jogou no Canindé, a “Fabulosa” obteve 6 vitórias, 2 empates e foi derrotada em uma oportunidade. O time rubro-verde marcou 17 gols e sofreu 8 gols atuando como mandante.
Retrospecto
Vila Nova e Portuguesa se enfrentaram 14 vezes na história. O Tigrão levou a melhor em 5 oportunidades, a Lusa ganhou 6 duelos e aconteceram 3 empates. O time paulista marcou 23 gols, enquanto a equipe alvirrubra anotou 18 tentos.
No ano passado, a Portuguesa venceu por 2 x 1 no Serra Dourada, gols de Gabriel Xavier. Gustavo Geladeira descontou para o Vila. Na última rodada do segundo turno, o Vila venceu, no Canindé, por 3 x 2. Os gols foram marcados por Paulinho, Mateus Anderson e Lucas Sotero, enquanto Bruno Ferreira e Felipe Macena, contra, anotaram para a Lusa.
Plantel
Os jogadores mais conhecidos do elenco rubro-verde são os zagueiros Gustavo Lazzaretti, ex-Atlético-PR, e Bolívar, ex-Internacional; o volante Renan Silva, ex-São Paulo, Atlético-MG e Sport; o atacante Willen, ex-Avaí, os laterais-esquerdos Dieyson, ex-Vasco, e Bruno Bertucci, ex-Corinthians; e o meio-campista Boquita, que passou pelo Vila Nova em 2014.
O time-base da equipe comandada por Estevam Soares conta com Anderson; Osvaldir, Anderson Luiz, Luan Peres e Julinho; Renan Silva, Milton Júnior, Victor Bolt e Dieguinho; Guilherme Queiroz e Hugo.
Ponto Forte
Sem dúvida alguma, o ponto forte da equipe paulista é o ataque, comandando pelo atacante Guilherme Queiróz. O centroavante de 25 anos é o artilheiro do Brasileirão Série C com 12 gols marcados em 16 partidas. Ele tem como companheiro Hugo, de 29 anos. O jogador, que atuou no Goiás em 2011, já soma 7 gols.
Para se ter ideia da importância dos artilheiros, 63% dos 30 gols da Lusa (dona da melhor marca do torneio ao lado de Fortaleza e Brasil de Pelotas) foram marcados pela dupla: Guilherme Queiróz contribuiu com 40% desses gols e Hugo contribuiu com 23%.
Opinião das Feras da 730:
Charlie Pereira
“Os dois pontos fortes do time da Portuguesa são o artilheiro Guilherme Queiróz e o técnico Estevam Soares. Todo jogador que marca 12 gols em uma competição em que o time realizou 18 jogos, merece, sem dúvida nenhuma, uma atenção especial. É, individualmente, o principal jogador da equipe. Além dele, a Lusa tem um técnico competente. Apesar de não ter dirigido grandes clubes nos seus últimos trabalhos, Estevam leva uma certa vantagem comparado ao técnico do Vila, Márcio Fernandes, até por ter mais bagagem”.
Evandro Gomes:
“Sobrou o nome, a tradição e o fato de ser de uma federação que tem peso. Quanto ao time, se equivale com os outros, pela pontuação, pela classificação (menos pontos que o Vila), pela divisão que disputa. Não creio que o Vila tenha de se preocupar, em especial, com algum jogador da Lusa. É necessário ter cuidado com todos”.