O programa Raiz Brasileira, da TV Sagres, estreia nesta segunda-feira (18/09), às 7h, na TV Brasil. A exibição da primeira temporada em rede nacional integra a nova faixa fixa de programas, “Encontros com o Brasil”, que reúne produções de emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC), de segunda a sábado, das 6h às 7h30.

A partir desta semana, toda segunda-feira a emissora exibe um episódio da primeira temporada do programa. Atualmente, com cenário e formato novos, o tradicionalíssimo programa da música sertaneja, sempre com a apresentação de Justino Guedes, “O Companheirão do Brasil”, vai ao ar todo domingo, a partir das 9h, na Sagres TV – canal 26.1 em Goiânia (GO), 7.1 em Três Marias (MG) e no Youtube do Sistema Sagres.

O Raiz Brasileira abre espaço para artistas da música sertaneja apresentarem seus trabalhos, através da tradicional moda de viola, ao vivo. Justino Guedes também garante uma boa prosa sobre a trajetória dos músicos e cantores, além da situação da música sertaneja raiz, no passado e atualmente.

Parceria

Gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a RNPC é formada por emissoras de TV e rádio de todo país, propiciando cultura e informação para milhões de brasileiros e ampliando a diversidade de conteúdos. A nova faixa de programas vai contemplar produções de emissoras públicas, educativas e universitárias de todo o país.

O Companheirão do Brasil

Justino Guedes começou sua atuação profissional no Sistema Sagres, em dezembro de 1986, na antiga Rádio Clube. Ele lembra que não pensava em trabalhar em rádio, tampouco aos finais de semana. Com a oportunidade profissional na área de áudio, ele fez 15 dias de estágio e decidiu continuar.

“Eu trabalhava na madrugada, no áudio, tive o prazer imenso de trabalhar com grandes profissionais, aprendi muito, tanto com os pequenos como com os grandes também”, conta. Daí em diante, Justino não abandonou mais a comunicação e se tornou uma das vozes mais conhecidas quando o assunto é música sertaneja em Goiás.

Leia também:

Além do Raiz Brasileira, participam da grade o programa Univerciência (TVE Bahia), Nova Amazônia (TV Encontro das Águas), nas segundas-feiras. Já nas terças, serão exibidos Viver Ciência (TV UFG) e Contos do Sul da Terra (TVE RS). Às quartas, a emissora pública apresenta Olhar Independente (TVU RN), Rotas da Liberdade (Rede Minas/TV Brasil) e Bem Bahia (TVE Bahia).

Os programas Visite Paraná (TV Paraná Turismo) e Sanfonas do Brasil (TV Ceará) ocupam a grade matinal de quinta. Nas sextas-feiras, a TV Brasil leva ao ar 50 Anos de Nativismo (TVE RS), Olhares do Araguaia (TV Universidade UFMT) e Discotoca (TV Cultura do Pará). Aos sábados, a atração da nova faixa é Ouro Branco (TV UFS).

Serviço:

Univerciência – segunda, dia 18/09, às 6h, na TV Brasil

Nova Amazônia – segunda, dia 18/09, às 6h30, na TV Brasil

Viver Ciência – terça, dia 19/09, às 6h, na TV Brasil

Raiz Brasileira – segunda, dia 18/09, às 7h, na TV Brasil

Contos do Sul da Terra – terça, dia 19/09, às 6h30, na TV Brasil

Olhar Independente – quarta, dia 20/09, às 6h, na TV Brasil

Rotas da Liberdade – quarta, dia 20/09, às 6h30, na TV Brasil

Bem Bahia – quarta, dia 20/09, às 7h, na TV Brasil

Visite Paraná – quinta, dia 21/09, às 6h, na TV Brasil

Sanfonas do Brasil – quinta, dia 21/09, às 6h30, na TV Brasil

50 Anos de Nativismo – sexta, dia 22/09, às 6h, na TV Brasil

Olhares do Araguaia – sexta, dia 22/09, às 6h30, na TV Brasil

Discotoca – sexta, dia 22/09, às 7h, na TV Brasil

Ouro Branco – sábado, dia 23/09, às 6h, na TV Brasil

Cozinha Amazônia – sábado, dia 23/09, às 12h, na TV Brasil

Alto Falante – sábado, dia 23/09, às 21h, na TV Brasil