A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última sexta-feira o novo ranking nacional de clubes. Com novos critérios adotados, o Fluminense se tornou o líder, seguido pelo Corinthians, Vasco, São Paulo e Grêmio. O Goiás é o goiano melhor colocado, ocupado a 16ª colocação.
Anteriormente, a CBF somava pontos em competições nacionais desde 1959. A partir de agora, são levados em conta apenas os últimos cinco anos e também participações em competições internacionais. Existe diferença entre cada ano, dos cinco avaliados. O último tem a pontuação multiplicada por cinco, enquanto o último é multiplicado por um.
Entre os goianos, o Goiás é o 16º, com 9896 pontos. O Atlético é o 18º, com 8754. O Vila Nova aparece na 44ª posição, com 2982. O CRAC, de Catalão, com 502, está na 104ª colocação e é a equipe do interior goiano mais bem posicionada.
O ranking da CBF é utilizado para definição do número de vagas por federações na Copa do Brasil e também para definir quem serão os 10 convidados par participarem do torneio mata-mata, que não conseguiram classificação nas competições estaduais.