Médico do Goiás em 2010, vice de futebol Mauro Machado alerta equipe para não repetir rebaixamento de 2010 (Foto: Sagres 730)

O ano de 2010 é o modelo a não ser seguido pelo Goiás. Assim como agora, o time esmeraldino começou bem o Campeonato Brasileiro, com a sétima colocação, com dez pontos em sete jogos. Porém, após a paralisação da competição para a Copa do Mundo da África, a equipe comandada por Émerson Leão despencou. Fez apenas 23 pontos e foi rebaixada para a Série B, na penúltima colocação.

Neste ano, a paralisação será por conta da Copa América, com números ainda mais positivos. Com as mesmas sete partidas, o Goiás tem 15 pontos e ocupa a sexta posição, com uma rodada a menos que os adversários.

Para não repetir a tragédia de 2010, o vice-presidente de futebol esmeraldino, Mauro Machado, alertou os jogadores e pediu maior cuidado logo após a vitória por 2 a 1 sobre o Athletico Paranaense, na quinta-feira, no Serra Dourada.

“Isso foi lembrado (sobre a queda de rendimento em 2010 após a paralisação) com muita propriedade. Ano passado isso aconteceu com o Sport. Eles voltaram da Copa bem abaixo do que fizeram na primeira parte. Não é férias. É apenas um recesso porque eles ainda estão em competição”.

Por ter vencido Chapecoense e Athletico Paranaense, além de ter superado a meta estabelecida pela diretoria neste primeiro momento do Brasileiro, os jogadores ganharam 11 dias de folga e só retornam aos treinamentos no dia 25 de junho.

Apesar do longo período de descanso, Mauro Machado reforça que não se trata de férias e acredita que ninguém vai extrapolar a ponto de retornar mal fisicamente.

“Eu tenho absoluta certeza, tenho convicção que eles vão voltar bem. Estamos com esse grupo desde o final do ano passado e já conhecemos eles. Eu tenho certeza que não teremos nenhum problema no extracampo. Nós ainda estamos em competição e eles sabem que não podem relaxar”, argumentou.

Durante a Copa América, o Goiás faz apenas um amistoso. Será contra o Racing, do Uruguai, no dia 6 de julho. A primeira partida após o reinício do Brasileiro está marcada para o dia 14 de julho, contra o Flamengo, no Estádio do Maracanã.