A Infraero informou nesta sexta-feira (31) que o Aeroporto de Goiânia – Santa Genoveva, avaliado como o melhor terminal da região Centro-Oeste em 2020 e em 2019, recebeu as liberações da Receita Federal para realizar operações internacionais de passageiros e cargas.  Segundo a empresa, essa etapa do processo de internacionalização foi finalizada hoje (31), com a publicação dos Atos Declaratórios Executivos da Receita Federal no Diário Oficial da União.

Agora, a Infraero irá submeter o processo à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por emitir a portaria que atualiza o cadastro do aeroporto e o libera para receber os voos.

De acordo com a Infraero, com os atos da Receita Federal, os terminais de passageiros e de logística de carga passam a ter suas estruturas certificadas para receber as atividades de alfândega e controle aduaneiro em voos internacionais que cheguem ou partam de Goiânia, assim como mercadorias em trânsito rodoviário que precisem de despacho para importação e exportação.

Ao todo, a Infraero investiu R$ 185,5 mil nas adequações do Aeroporto Santa Genoveva para que o recebimento das aprovações de todos os órgãos relacionados ao atendimento de voos internacionais – Receita Federal, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura. Para isso, foram adquiridos mais equipamentos de segurança como raios-x e detectores de metal, além de bancadas de atendimento e vistoria dos órgãos, sistema de vigilância e nova sinalização. Houve ainda a necessidade de adequação da sinalização do terminal e separação de fluxos, visto que os embarques e desembarques internacionais não podem se misturar com os domésticos.

O trabalho contou ainda com a parceria e o diálogo entre as autoridades locais. “Houve uma aproximação com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Goiânia com o objetivo de tornar o Santa Genoveva internacional. Graças a essa construção coletiva, Goiânia finalmente conquistou essa condição tão desejada”, afirma o superintendente do aeroporto, Antônio Erivaldo Sales.