O número de reclamações de consumidores de energia elétrica em Goiás teve queda de 45,16% em 2020, no comparativo com 2019. Enquanto no ano anterior 12.633 demandas chegaram ao sistema, no ano passado foram 6.928 reclamações. Os dados são do Sistema de Gestão de Ouvidoria, formado pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No total, o sistema registrou uma queda de 42,15% nas solicitações dos usuários de energia elétrica de 2019 para 2020. Das 85.708 solicitações referentes a energia elétrica, 92% foram de pedidos de informações e apenas 8% foram analisadas pela Ouvidoria Setorial da AGR e pela Aneel.  

De acordo com o responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Goiás, José Januário de Oliveira, no quesito falta de energia a queda nas reclamações foi ainda maior, de 54,58%.

“A companhia está comprometida com o Estado e os números mostram isso. Já investimos mais de R$ 3,5 bilhões nesses quatro anos, entregamos 12 novas subestações e outras 160 foram ampliadas e modernizadas. Essas obras refletem na rápida evolução dos indicadores de qualidade da empresa: de 2016 para 2021, o número médio de vezes que o goiano fica sem energia caiu pela metade. Já o tempo médio que o goiano fica sem energia teve redução de aproximadamente 45%”, frisou. 

A redução das reclamações no Estado contribuiu para melhorar a posição da Enel Distribuição Goiás no ranking nacional das distribuidoras de energia elétrica mais reclamadas. Em 2019, a empresa figurou em 5º lugar, com 6,72% das reclamações. Já no ano passado caiu para a 9ª posição do ranking, com apenas 3,2% das reclamações de todo o País.