A rede penitenciária no estado de Goiás deverá ser reforçada nos próximos anos. É o que espera o superintendente de segurança penitenciária de Goiás, João Carvalho Coutinho Júnior. Ele encabeça projetos de construção de novos presídios e ampliação de algumas unidades, já que, de acordo com ele, a questão estrutural vem sendo um dos maiores problemas do setor penitenciário em Goiás.

Um desses novos presídios já está bem encaminhado, em Anápolis. As obras já ultrapassaram cerca de 85% e está em fase de conclusão. Além desse, as cidades de Formosa, Novo Gama e Águas Lindas também já têm construções em execução. Os municípios de Jataí e Planaltina terão suas unidades ampliadas.

Na região metropolitana, João Carvalho nega mais ampliações no presídio de Aparecida e quer colocar novas unidades em outros municípios: “Aparecida já contribui bastante para o complexo prisional goiano, então, temos que partir para outras edificações e construir novos complexos em outros municípios, como Goianira ou Inhumas. Em Senador Canedo já temos uma área destinada para isso, vamos priorizar esse ponto”, comenta.

O superintende diz que espera o orçamento do ano para dar prosseguimento aos projetos: “O planejamento para a construção dessas novas unidades já está pronto. O que falta definir agora é o orçamento que teremos para o ano. O estado vai definir a verba para cada pasta, então, temos esperança que vamos conseguir avançar bem nesse sentido”, finaliza João Carvalho.