Duas competições das categorias de base promovidas pela Federação Goiana de Futebol foram marcadas por confusões generalizadas. No dia 16 de novembro, na final da Copa Goiás Sub-19 entre Goiás e Atlético, no CT do Parque Anhanguera, e ainda na decisão da Taça Mané Garrincha da Segunda Divisão, no último dia 24, no estádio José Essado, entre União Inhumas e Flugoiânia, o que se viu foram imagens de pancadaria que tomaram conta das redes sociais e repercutiram nacionalmente.

André Luiz Pitta, presidente da FGF, concedeu entrevista à Radio Sagres 730 e falou sobre o problema, que estaria aumentando por causa de provocações nas redes sociais.

“Vejo isso tudo isso com muita preocupação, até porque as competições de base servem para a formação dos atletas. As redes sociais têm criado muito problema entre as equipes, com comemorações onde se usam termos pejorativos, e isso vem acirrando muito nos últimos dias. Em alguns locais, as diretorias são muito empenhadas somente em ganhar competições, esquecendo da formação dos atletas”, ressaltou Pitta.

(Foto: Reprodução Youtube)

Um outro problema para as confusões nas categorias de base também foi apontado pelo dirigente, que revelou já ter marcado uma reunião com tribunais desportivos para discutir a questão.

“Muitas vezes os pais na beira do campo provocam e incitam os filho a ter atitudes mais hostis. Já marquei uma reunião com os presidentes do STJD e do TJD, pois os tribunais devem ser enérgicos nestas situações. Os atletas devem entender que hoje estão em um determinado clube, mas que depois podem se encontrar no mesmo clube. Isso tudo tem se agravado, principalmente, por causa das provocações que acontecem nas redes sociais”, explicou.

André Luiz Pitta disse que o time mandante tem a obrigação de cuidar da segurança dos jogos, e que uma reunião com dirigentes dos clubes será marcada para mudanças nas categorias de base. “O policiamento fica por conta do clube mandante fazer a solicitação. A Federação também envia para o comando geral a tabela de todas as competições, mas isso é obrigação do clube. Estamos preparando uma reunião para discutirmos algumas alterações nas categorias de base, com as pessoas que comandam as categorias de base pra que haja uma maior união, pois existe um degaste muito grande hoje em dia”, concluiu.