A RedMob Consórcio, que representa as concessionárias do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia, e a CMTC (Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo) fazem nesta quarta-feira (8) a primeira reunião para discutir a proposta das empresas de interdição dos 21 terminais de ônibus na Grande Goiânia para evitar aglomeração e reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus. A proposta de interdição foi apresentada pela RedMob na segunda-feira (6).

Em entrevista à Sagres 730 nesta quarta-feira (8), o presidente do consórcio, Leomar Avelino, disse que a integração física via terminal será substituída com linhas diretas, o que será possível com mudança na rede, com criação, integração, extensão e até mesmo extinção de linhas.

“Então estamos fazendo essa proposta de interditar temporariamente os terminais da região metropolitana de Goiânia neste momento de pandemia e enquanto existir nas ações governamentais em prol do isolamento social”, afirmou. “Fazer isso de uma forma gradativa, começando pelos terminais menores até chegar nos maiores. E como fazer isso em trazendo o mínimo de impacto na vida das pessoas que utilizam o serviço no dia a dia? Criando linhas diretas dos bairros mais populosos para os destinos de maior concentração de viagens, com isso a gente estaria fortalecendo a oferta nos principais corredores”, completou.

Segundo Leomar Avelino, bairros com menor demanda do transporte coletivo teria o serviço suspenso. “Bairros com menor densamento populacional, teria que ser retirado o recurso de lá para fazer isso nesses corredores principais, aonde terá ainda uma concentração maior de pessoas”, disse. Ele ressaltou que a população tem alguns recursos que podem “mitigar” o problema causado pela suspensão do serviço, dentre eles a utilização de aplicativo para planejar viagens e horários dos ônibus do ponto. “O fato é, qualquer mudança que ser implantada terá impacto, agora essa mudança precisa beneficiar a grande maioria, a coletividade, e a gente acredita que essa mudança vai estar impactando positivamente na ordem de 95% dos nossos clientes no dia a dia”.

Em nota, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, informou que entende que toda ação que possa melhorar o serviço ao usuário vai ter o apoio do gestor público neste período de pandemia. A CMTC aguarda o envio da proposta técnica para avaliar a aplicabilidade sem prejuízos à operação.