A prefeitura de Goiânia enviou um projeto de lei à Câmara de Vereador com o objetivo de estabelecer uma reestruturação da Secretaria Municipal de Saúde. Além de aspectos formais referentes à composição de diretoria da pasta, o texto pretende criar mais de 200 novos cargos de comissão na área.

A matéria tramita na Câmara e é analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O principal questionamento feito pela oposição é sobre a aparente contradição entre a contratação de novos comissionados enquanto pessoas aprovadas no último concurso aguardam convocação.

O vereador Geovani Antônio (PSDB) questiona a opção da prefeitura. “Temos mais de 200 pessoas aprovadas em concurso aguardando para ingressar na Secretaria de Saúde e nós nos deparamos como essa que cria cargos e funções gratificadas. Temos que priorizar quem fez concurso,” opina o parlamentar.

Já a líder do prefeito na Câmara, Célia Valadão (PMDB), defende o projeto e afirma que a contratação de novos comissionados será positiva para a prestação dos serviços da saúde pública em Goiânia. “Nós temos visto várias alterações feitas ao longo de várias gestões, entendendo isto, o prefeito resolveu fazer uma modificação na secretaria. A demanda aumenta a cada dia, a reestruturação com o intuito de que a demanda seja atendida,” afirma.

O projeto que estabelece a reestruturação da Secretaria Municipal de Saúde ainda é analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e depois será enviado para a primeira votação em plenário.