Depois da região Noroeste, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará  nesta quarta-feira (12) mais uma testagem ampliada da população para a Covid-19. Desta vez, a ação beneficia moradores da região Leste da capital, que é formada por 13 bairros e por cerca de 206 mil habitantes.

A testagem será realizada apenas na modalidade drive thru, na Escola Municipal Mônica Castro Carneiro, localizada na Avenida Cristóvão Colombo no Jardim Novo Mundo. A ação acontecerá das 8h às 17h de quarta (12) a sábado (15). O objetivo é reduzir o número de internações e otimizar a regulação de leitos da capital.

A região Leste foi escolhida para a realização da testagem de forma ampliada por critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias que demonstraram que no local há uma alta incidência de casos de Covid-19.

“É extremamente importante ampliar a testagem para conter a disseminação do vírus e para evitar que mais pessoas fiquem doentes”,afirma a secretária de saúde, Fátima Mrué.

Para a realização dos testes serão adotados os mesmos protocolos das outras regiões. Equipes de profissionais de saúde estarão dispostos para coletar o material, por meio do teste rápido de antígeno. Diferente dos outros testes, esse modelo apresenta o resultado de forma mais rápida. O resultado sai em cerca de 20 minutos e o paciente pode aguardar o resultado no local.

Os casos positivos serão encaminhados para um equipe composta por médicos, biomédicos e enfermeiros que estarão no local. Os profissionais realizarão o atendimento necessário sem a necessidade de encaminhamento para uma unidade de saúde. Essa estratégia visa promover o isolamento social de pacientes positivos para o vírus.

Goiânia possui 570 mortes e 22.745 casos confirmados de Covid-19. Mais de 20 mil pessoas já se recuperaram da doença do novo coronavírus na capital goiana.

Serviço

Data: Quarta, quinta, sexta-feira e sábado (de 12/08 a 15/08)

Horário: Das 8h às 17h

Endereço: Escola Municipal Mônica Castro Carneiro, Avenida Cristóvão Colombo, 539 – Jardim Novo Mundo

Contato: superintendente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Yves Mauro Ternes