O jogo-treino contra Aparecidense no último domingo foi apenas o primeiro jogo do ano para o Goiás, que se prepara para o Campeonato Goiano. Mas a pressão colocada pela torcida já corresponde com a de um campeonato oficial. Isso porque o esmeraldino deixou 2013 como o sexto melhor time do país e desmontou todo o elenco, passando a apostar na base para 2014.

Um dos poucos titulares remanescentes, o goleiro Renan foi escalado para iniciar o amistoso, mas deixou a formação titular no fim do primeiro tempo e assistiu as outras duas etapas no banco. A partir de então a meta esmeraldina foi defendida por Harlei no segundo tempo e por Edson, na derradeira.

Analisando o rendimento da equipe no jogo-treino, o goleiro elegeu como grande vilão a falta de ritmo e o precário condicionamento físico. “Foi apenas o terceiro trabalho com bola do grupo, e ainda vínhamos de uma carga alta de trabalho na semana. É normal ter essa resistência no começo, até porque a preparação física tem que ser prioridade. Depois que todo mundo estiver 100% nós vamos entender qualquer cobrança que seja feita”, observa.

A renovação do elenco esmeraldino ficou ainda mais explícita em campo. Com poucos rostos conhecidos, os times que atuaram (durante os três tempos de 30 minutos várias formações foram usadas) eram bastante diferentes do ano passado, inclusive na idade. Para Renan, essa mudança na linha da diretoria e comissão técnica, em aproveitar os jovens, também pesou na partida. “É a renovação que todos queriam: um time novo e jovem. É normal que nos primeiros jogos deles as coisas não aconteçam como todos querem. Esse processo requer tempo”, comenta Renan.

Experiente, o goleiro se tornou um dos ícones desse time e assumindo a posição, ressaltou o início de trabalho que está sendo realizado pela comissão técnica e pelos jogadores da base. “Temos que ter cuidado ao falar, porque ainda é início de trabalho. A comissão é nova, os jogadores também, então tudo tem que ser no seu tempo, com calma, a torcida tem que ter paciência. Nós do grupo também, precisamos, inclusive, ajudar esses meninos a se inserirem e se firmarem no futebol profissional”.

O novo Goiás

 Contratado para colocar os jovens da base esmeraldina em campo, Claudinei Oliveira assumiu a função e recheou a equipe titular com os garotos. Na partida-treino o time que iniciou a atividade foi: Renan, Clayton Sales, Valmir Lucas, Pedrão e Mário Sérgio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon e David; Érik e Rychely. Essa equipe, com sete jogadores vindos da base esmeraldina deve ser a que estreia no Campeonato Goiano, no próximo sábado (18), às 17h, contra a Anapolina, em Anápolis.