A intensa preparação do Atlético nesse período de recesso para a Copa das Confederações tem demonstrado um novo ritmo e um novo modo de trabalho com o técnico René Simões, que tenta fazer de cada treino, um jogo para os atletas se adequarem à proposta. O treinador tem feito testes com o elenco, mas ainda espera pela chegada dos reforços, que segundo ele, estão próximos de desembarcarem no CCT do Dragão.

“A gente vai contratar jogadores, inclusive já estão contactados e devem estar chegando. Jogador multiuso é sempre muito bom na hora de montar um banco, se você tem um jogador que atua em duas, três posições, isso é absolutamente conveniente para o treinador na montagem do grupo, isso é importante. A ideia é essa, saber o que os jogadores podem dar, mas podem ter certeza que vamos ter de quatro à cinco jogadores contratados”

René vem testando opções e corre contra o tempo para deixar o time no eixo para a volta do Campeonato Brasileiro da Série B, no dia 6 de Julho, sábado, às 16h20, contra o ABC-RN, no Frasqueirão, em Natal. O jogo é especial para o Atlético, que enfrentará o ex-treinador Waldemar Lemos, assim como para René Simões, que vai enfrentar um grande amigo. Uma sensação ruim, como afirma o atual comandante do Dragão.

“Muito ruim jogar contra ele. A gente torce um pelo outro onde está, a gente vibra ela vitória um do outro e agora vamos ter que jogar contra, eu quero ganhar o jogo e obvio que ele vai querer ganhar o jogo também. É ruim, não é legal, eu já joguei contra outros amigos assim, na hora você esquece. Ele leva vantagem, sai na frente por conhecer, mas tenho um fator que vai me ajudar: dia 3 ele vai estar jogando aqui contra o Goiás e eu vou estar vendo in loco o que ele tem no momento”

Esquema diferente

Nos treinos, é perceptível que o Atlético de René Simões será bem diferente do que foi visto com Waldemar Lemos. Mais do que novas peças entre os 11 titulares, o time mudará o jeito de jogar. Juninho e Anselmo tem formado a dupla titular nos treinamentos, a exemplo do que aconteceu em 2011, com o próprio René. A principal alteração está nas laterais: Paulo Henrique Martins e Diego Giaretta tem sido as novidades. René garante que o time não ficará defensivo.

“Pode, o que faz o time ser ofensivo ou defensivo é a forma como você faz a movimentação. Mas eu não botei o Giaretta como zagueiro, e sim fazendo uma linha de quatro, eu gosto de jogar com uma linha de quatro. Eu tenho o Ernandes que sai ali o tempo todo, já vi quatro ou cinco jogos e aquele jogo que o Atlético estava ganhando do Goiás por 2 a 0, o Ernandes passou pela esquerda umas 15 vezes. É uma característica e não vamos perder isso”