Não sou daqueles que ficam babando ovo para o técnico  Felipão quando este vem a Goiania. Não me tornei amigo do Geraldinho só porque ele é o melhor amigo do treinador aqui no nosso estado. Portanto o que vou falar é respaldado no equilibrio e analisando as coisas no seu devido contexto.

      Há pouco mais de um ano Luiz Felipe Scolari era considerado um vitorioso, seus métodos de trabalho eram os melhores, o estílo era perfeito, a forma dele trabalhar com os atletas era uma revolução. Tudo isso porque? Porque a Seleção conquistava a Copa das Confederações e não em cima de uma seleção qualquer, em cima da Espanha que vinha de um título mundial conquistado na Africa do Sul e de duas Euro-copas. Felipão era o cara.

    Chega o ano de 2014. Copa no Brasil e todo um ambiente para sermos hexa-campeões. A Globo com seu ufanismo de sempre e tirando todo proveito das benesses da CBF  botando repórter praticamente dentro da Concentração. Isso certamente foi negociado com a cúpula de CBF. A emissora levou para o seio da Seleção a fantasia de suas novelas onde no final sempre se acha o caminho da felicidade. Infelizmente a Comissão técnica querendo fazer o oposto de Dunga em 2010 que não aceitou esse tipo de intromissão, aceitou tudo e o que é pior, entrou no oba oba.

    Botar A culpa somente nos ombros do Felipão pelo fato de não conquistarmos o título,  é uma tremenda de uma injustiça. No futebol voce não pode direcionar as glorias da conquista a apenas um personagem. Da mesma forma que voce não pode fazer isso nas derrotas. Grandes conquistas ou grandes derrotas tem a participação de todos os envolvidos.

 De uma hora pra outra Luiz Felipe Scolari virou a “Geni” imortalizada por Chico Buarque? De uma hora pra outra Felipão se tornou tudo de ruim inclusive para um aproveitador como o empresario de Neymar Vagner Ribeiro? A imprensa quase toda o bajulando e agora joga pedra? Era ótimo treniador e agora não serve pra nada. Vi muitos “analistas” elogiando a decisão do tecnico em escalar Bernard contra a Alemanha e apos o jogo meter o pau. Isso é ser honesto inclusive com a sua profissão,  ou é safadeza de jornalista meia tigela?

  Felipão cometeu erros crassos e até infantis para um profissional de sua capacidade e dois deles foi , por incrivel que pareça, ser leal ao grupo que conquistou  a Copa das Confederações, pois, ele chamou quase todos.  Outro erro, trabalhar pouco tatica e coletivamente a Seleção na Granja Comari. Achar que só motivar os atletas era suficiente e não os preparou para enfrentar grandes seleções. Não estudou a forma de jogar da Alemanha e se baseou nos defeitos apresentados pelo time Germanico na partida contra a Argelia e se esquecendo que o tecnico Joaquim Law iria corrigir essas deficiencias pois se todo mundo viu os defeitos, ele não iria ver e corrigir?

  Mas acho que Felipão deve ser respeitado por suas conquistas, seja na Seleção ou nos Clubes por onde passou. Precisamos aprender a respeitar a historia de profissionais como ele. Ao longo da historia do futebol brasileiro já fizemos vítimas demais e um simbolo dessa perseguição da mídia foi Barbosa goleiro de 1950 e que morreu sem ter sua capacidade reconhecida,  mas como vilão. Analisemos Luiz Felipe Scolari pelo trabalho ruim nessa Copa, mas vamos deixar intacto  tudo aquilo que ele conquistou e acima de tudo, vamos respeitar o homem Felipão.