Botafogo e Goiás Esporte Clube voltam a medir forças pelo Campeonato Brasileiro Série A, nesta segunda-feira (06), após conquistarem o acesso em 2021. De acordo com o site Futebol de Goyaz, o Verdão leva vantagem no confronto, mas, em jogos disputados com mando do Fogão, os cariocas estão à frente.

Leia também: Debates Esportivos #96 | Tadeu: como surge um ídolo?

São 22 partidas entre Botafogo e Goiás com os cariocas de mandantes. O Fogão venceu 10, fez 36 gols; o Verdão ganhou 8, marcou 29 vezes, e há também 4 empates.

O primeiro Botafogo x Goiás foi em 1977, pelo Campeonato Brasileiro. No Maracanã, o Alvinegro levou a melhor de virada por 3 a 1, com gols de Gil, duas vezes, e Mendonça. Lucinho marcou para o Esmeraldino. Paulo César Cajú esteve em campo pelo lado do Fogão.

Paulo Gonçalves, técnico do Goiás nessa partida, escalou: Marcus; Triel, Macalé (Milton), Alexandre Neto e Nonoca; Alencar e Pastoril; Lucinho, Píter, Humberto Caçapava e Rinaldo (Maizena).

Já o último encontro entre as equipes com o Botafogo como mandante foi pela Série B de 2021, no Estádio Nilton Santos (RJ), palco do jogo desta segunda. Desta vez, o Goiás saiu vencedor, por 2 a 0, com gols de Alef Manga e Rezende. Esse também foi o último jogo entre os times com os cariocas de mandantes.

Aliás, por falar no Nilton Santos, ou Engenhão, são apenas 6 partidas entre as equipes no confronto. O Botafogo venceu 3 e marcou 9 gols; o Goiás ganhou 2 e balançou as redes 7 vezes; além de um empate. O primeiro duelo entre eles no estádio foi em 2008 e o Fogão triunfou por 2 a 0, dois gols do volante Túlio, que também vestiu a camisa esmeraldina.

Em jogos pelo Campeonato Brasileiro Série A, Botafogo e Goiás se enfrentaram 40 vezes, com 13 vitórias e 52 gols dos cariocas; 19 triunfos e 64 gols dos goianos; e 8 empates. Se enfrentaram pela primeira vez no campeonato de 1973, no Olímpico, em 26 de janeiro de 1974, e o Verdão ganhou por 2 a 0, dois gols de Lincoln.

Dino Sani era o treinador do Goiás, que mandou a campo: Lumumba; Wagner, Macalé, Alexandre Neto e Cláudio; Matinha e Tuíra; Ulisses (Lucinho), Lincoln, Paghetti (Mauricio) e Raimundinho. Pelo lado do Botafogo, o destaque é a presença de Jairzinho, ex-atacante da Seleção Brasileira e pai do técnico Jair Ventura, hoje no Verdão.

O último jogo entre os times pela Série A foi na edição de 2020, no Estádio Hailé Pinheiro, em 13 de fevereiro de 2021, e o Goiás venceu também por 2 a 0, gols de Rafael Moura e Fernandão.

No geral, a primeira vez que Botafogo e Goiás se enfrentaram foi em 1959, um amistoso no Olímpico, e os cariocas venceram por 3 a 0, gols de Zagalo, Quarentinha e Paulinho. Eles tiveram em campo também Garrinhca e Didi. O último duelo foi pela Série B de 2021, na Serrinha, e as equipes ficaram no 1 a 1. Hugo marcou para o Verde e Joel Carli anotou para os visitantes.

Retrospecto geral

– 50 jogos
– 25 vitórias do Goiás (81 gols)
– 15 vitórias do Botafogo (66 gols)
– 10 empates