O Atlético Clube Goianiense busca, neste domingo (03), vencer o São Paulo pela terceira vez seguida em Goiânia. Pela Série A de 2020, o Dragão ganhou por 2 a 1, no Antônio Accioly, palco deste próximo duelo. Natanael e Vítor Leque marcaram para os donos da casa, enquanto Reinaldo anotou para os visitantes. Em 2021, vitória por 2 a 0, também no Castelo do Dragão, gols de Éder e João Paulo.
Leia também: Atlético-GO negocia empréstimo de atacante do Grêmio
Sendo assim, o Atlético-GO tem 100% de aproveitamento contra o São Paulo no Antônio Accioly. Em Goiânia, considerando jogos também no Serra Dourada e no Olímpico, a vantagem ainda é Rubro-Negra. São nove partidas, com cinco vitórias do Dragão, duas do Tricolor e dois empates.
A primeira vez em que se enfrentaram na capital goiana e na história, de acordo com o site Futebol de Goyaz, foi por um amistoso em 1958, no Olímpico, e o Atlético-GO venceu por 1 a 0. Em um jogo oficial, o primeiro duelo ocorreu somente em 1980, pelo Campeonato Brasileiro. No Serra Dourada, as equipes empataram em 0 a 0.
Na oportunidade, o técnico atleticano era José Calazans, que escalou: Valdir Papel; Chiquito, Modesto, Wilson Sorriso e Nelson Peninha; Celso, Maurinho (Genau) e Valtair; Luiz Poiâni, Silva e Bugre (Silvinho). Já o último encontro em Goiânia foi a vitória por 2 a 0 no Accioly em 2021, citada acima.
Pelo Campeonato Brasileiro, Atlético-GO e São Paulo se enfrentaram 13 vezes, com quatro triunfos do Dragão, cinco do Tricolor e quatro empates. O primeiro jogo foi o 0 a 0 em 1980, no Serra Dourada, mencionado anteriormente. A última partida pelo torneio e no confronto foi em 2021, no Morumbi, e os paulistas ganharam por 2 a 1.
Retrospecto geral
– 15 jogos
– 5 vitórias do Atlético-GO (19 gols)
– 6 vitórias do São Paulo (21 gols)
– 4 empates