Atlético Clube Goianiense busca, nesta segunda-feira (30), a segunda vitória contra o Internacional no Beira-Rio na história do confronto. Em 2021, último jogo entre colorados e rubro-negros, 37ª rodada do Brasileirão daquele ano, a penúltima do torneio, o Dragão venceu por 2 a 1, de virada, gols de Baralhas e Janderson. Yuri Alberto anotou para os mandantes.

Leia também: Técnico do Atlético-GO analisa confronto contra o Olimpia na Sul-Americana

A vitória colocou o Atlético-GO na briga por uma vaga na Libertadores do ano seguinte e dificultou para o Internacional. Tudo bem que essa classificação não veio na última rodada, mas o Rubro-Negro confirmou presença na Sul-Americana e a melhor campanha do time na história do Campeonato Brasileiro, terminando no 9º lugar, com 53 pontos.

Mas, o retrospecto não é muito favorável para o Atlético-GO jogando no Beira-Rio. De acordo com o site Futebol de Goyaz, são 7 partidas na história entre as equipes no sul, com 4 vitórias gaúchas e apenas uma dos goianos, essa de 2021, além ainda de 2 empates.

O primeiro jogo no local entre Internacional e Atlético-GO ocorreu pela 6ª rodada da 2ª fase do Brasileirão de 1980. O Colorado goleou o Dragão por 4 a 0, com gols de Jair, duas vezes, Falcão e Batista. O técnico Rubro-Negro era José Calazans, que escalou: Itamar; Chiquito, Modesto, Wilson Sorriso e Galli; Celso, Alexandre Bueno e Valtair; Luiz Poiâni, Gilberto e Bugre (Nelson Peninha).

Pelo Campeonato Brasileiro, Internacional e Atlético-GO se enfrentaram 12 vezes, com 5 vitórias dos gaúchos, duas dos goianos e 5 empates. O primeiro embate entre as equipes pelo torneio foi em 1980, no Serra Dourada, e os colorados venceram por 4 a 1, gols de Falcão, Bira, duas vezes, e Mário Sérgio. Galli anotou para os rubro-negros. Esse também foi o primeiro jogo na história entre eles.

Retrospecto geral

– 14 jogos
– 2 vitórias do Atlético-GO (12 gols)
– 7 vitórias do Internacional (25 gols)
– 5 empates