Em divisões diferentes do futebol brasileiro nas últimas temporadas, América-MG e Goiás Esporte Clube voltam a se enfrentar, neste domingo (03), em uma partida oficial. De acordo com o site Futebol de Goyaz, o último jogo entre as equipes foi um empate por 1 a 1, no Estádio Olímpico, pela Série B de 2017.

Leia também: Jair Ventura confirma retorno de atacante e projeta confronto entre Goiás e América-MG: “Jogo dificílimo”

No mesmo ano, ocorreu também o último duelo em Minas Gerais, no Independência, palco deste próximo encontro. Apesar da ampla vantagem dos goianos no duelo, no estádio do Coelho há equilíbrio. São três jogos no local, uma vitória para cada lado e um empate.

O primeiro duelo entre América-MG e Goiás no Independência foi pela Série A de 1998, inclusive foi também a última vitória dos donos da casa sobre o Esmeraldino no confronto. Rinaldo marcou o gol do triunfo por 1 a 0.

Considerando outros estádios, como o Mineirão e a Arena do Jacaré, mas todos ainda com mando do América-MG, são sete partidas, com duas vitórias para o Coelho, duas para o Goiás e três empates. A primeira vez que jogaram na história foi por um amistoso em 1970, no Mineirão, em que os mandantes golearam por 5 a 0.

Quatro anos mais tarde, em 1974, ocorreu o primeiro jogo por uma partida oficial entre as equipes, novamente no Mineirão. Desta vez, pelo Campeonato Brasileiro, o Verdão ganhou por 1 a 0, gol contra de Vander.

Dino Sani, o técnico esmeraldino na oportunidade, escalou: Lumumba; Triel, Macalé, Alexandre Neto e Cláudio; Matinha e Tuíra; Lucinho, Lincoln, Paghetti (Helinho) e Rinaldo (Afonso).

Retrospecto geral

– 17 jogos
– 10 vitórias do Goiás (26 gols)
– 02 vitórias do América-MG (15 gols)
– 05 empates