O Goiás Esporte Clube recebe o Botafogo, nesta quarta-feira (28), e o Verdão pode manter um tabu de não perder para os cariocas em Goiânia há 13 anos. De acordo com dados do site Futebol de Goyaz, o alvinegro venceu os esmeraldinos na capital goiana por último em 2009, por 3 a 1, no Serra Dourada.
Leia também: Com desfalques, Jair Ventura fala em Goiás “homogêneo” e avalia Botafogo: “outro time”
Nesse sentido, de lá pra cá, o Goiás venceu o Botafogo cinco vezes como mandante, além de um empate. Os dois últimos triunfos, em 2019 e 2021, o Verdão ganhou por 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente. A vitória pelo placar mínimo ocorreu no Serra Dourada, com gol de Kayke.
Já o último foi no Estádio Hailé Pinheiro, palco do jogo desta quarta. Rafael Moura, aos 7 minutos do primeiro tempo, e Fernandão, com 18 da etapa final, marcaram os gols esmeraldinos.
São 28 partidas entre Goiás e Botafogo com os goianos de mandantes. O Verdão ganhou 17 e fez 52 gols; o Fogão venceu apenas cinco, e marcou 30 vezes; há também seis empates.
O primeiro Goiás x Botafogo foi um amistoso em 1959, vencido pelo alvinegro por 3 a 0, no Olímpico, gols de Zagalo, Quarentinha e Paulinho. Os cariocas tiveram em campo também Garrinhca e Didi.
Em uma partida oficial, pelo Campeonato Brasileiro, as equipes se enfrentaram em 1974, também no Olímpico, e o Verdão ganhou por 2 a 0, gols de Lincoln. Jairzinho, pai do técnico esmeraldino, Jair Ventura, esteve em campo pelos visitantes.
Dino Sani, treinador do Goiás nessa partida, escalou: Lumumba; Wagner, Macalé, Alexandre Neto e Cláudio; Matinha e Tuíra; Ulisses (Lucinho), Lincoln, Paghetti (Mauricio) e Raimundinho.
Já o último encontro entre as equipes com o Goiás como mandante foi pela Série B de 2021, na Serrinha, o segundo e último no estádio. O jogo terminou 1 a 1, com Hugo abrindo e placar e Joel Carli deixando tudo igual.
Em jogos pelo Campeonato Brasileiro Série A, Goiás e Botafogo se enfrentaram 40 vezes, com 13 vitórias e 52 gols dos cariocas; 19 triunfos e 64 gols dos goianos; e 8 empates. Assim, confira o retrospecto geral:
Retrospecto geral
– 51 jogos
– 26 vitórias do Goiás (83 gols)
– 15 vitórias do Botafogo (67 gols)
– 10 empates