Em desvantagem no confronto, o Goiás Esporte Clube busca, nesta quarta-feira (2), voltar a vencer o Athletico-PR na Arena da Baixada. De acordo com o site Futebol de Goyaz, a última vitória do Verdão sobre o Furacão no Paraná ocorreu pela Série A de 2007, quando ganhou por 3 a 0, gols de Paulo Henrique, Welliton e Diego Corrêa.

Leia também: Site coloca Pedro Raul na pré-lista de Tite do Brasil para a Copa do Mundo

Quando Athletico-PR e Goiás se enfrentam com mando rubro-negro, a vantagem é do Furacão. São 22 jogos, com 15 vitórias dos mandantes, duas dos visitantes e cinco empates.

A primeira vez que as equipes se enfrentaram em Curitiba foi em 1977, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. No Couto Pereira, Athletico-PR e Goiás empataram por 3 a 3, gols de Paulo Roberto, Careca e Ademir, além de Triel, Lucinho e Lincoln.

Na história, o primeiro encontro foi pelo Campeonato Brasileiro de 1973, no Olímpico, e o Verdão ganhou por 1 a 0, gol de Lincoln. Paulo Gonçalves, treinador esmeraldino na oportunidade, escalou: Amauri; Triel, Macalé, Alexandre Neto e Cláudio; Matinha e Tuíra (Hertz); Ulisses, Lincoln, Paghetti e Helinho (Reis).

Do mesmo modo, no último jogo entre Goiás e Athletico-PR no confronto deu Verdão. No Brasileirão de 2022, o Esmeraldino venceu por 2 a 1, no Estádio Hailé Pinheiro. Nicolas e Pedro Raul marcaram os gols dos donos da casa, enquanto Terans descontou para os visitantes.

Pelo Campeonato Brasileiro Série A, são 43 partidas entre Verdão e Furacão, com 15 vitórias dos goianos, 19 dos paranaenses e 9 empates. O primeiro e o último jogo entre os times no torneio ocorreu em 1973 e 2022, respectivamente, encontros já mencionados anteriormente.

Retrospecto geral

– 48 jogos
– 18 vitórias do Goiás (67 gols)
– 20 vitórias do Athletico-PR (70 gols)
– 10 empates