Depois de uma década, Atlético Goianiense e Goiás voltam a se enfrentar em um jogo válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar das centenas de encontros e decisões em torneios regionais entre as equipes mais vitoriosas do futebol goiano nos últimos anos, os duelos de rubro-negros e esmeraldinos na elite do futebol nacional são mais restritos.

Nesse contexto, foram apenas quatro partidas, com uma vitória para cada lado e dois empates. Por isso, o confronto deste sábado (22), às 21h, no estádio Hailé Pinheiro, poderá desempatar o retrospecto entre os times da Serrinha e de Campinas no Campeonato Brasileiro. Os duelos aconteceram somente em duas temporadas, em 1986 e 2010.

Nos primeiros dois encontros, dois empates que não ajudaram a situações das equipes, eliminadas na segunda fase da competição. Em 86, as igualdades em 1 a 1 e 2 a 2 foram estreladas por times com Edison, Uidemar, Fagundes, Carlos Magno e Tarciso, no Goiás, e Leonetti, Célio Gaúcho, Marçal, Palhinha e Valdeir, no Atlético.

Já em 2010, as figuras se inverteram. Enquanto o Goiás acabou rebaixado depois de dez temporadas consecutivas na primeira divisão, o Atlético conquistou a permanência no seu retorno à elite após 23 anos. Em campo, uma vitória para cada. Em 30 de maio, vitória esmeraldina por 3 a 1, com gols de Romerito, duas vezes, e Bernardo. No returno, em 22 de setembro, os rubro-negro devolveram o placar com Elias, Gilson e Juninho.

Os confrontos nacionais recentes entre Atlético e Goiás aconteceram pela Série B. Em 2016, quando os rubro-negros foram campeões da segunda divisão, após o empate em 2 a 2 no primeiro turno a equipe de Marcelo Cabo venceu no returno por 4 a 2. Dois anos depois, com os atleticanos de volta à ‘segundona’, os triunfos foram esmeraldinos, que conquistou o acesso para a Série A com duas vitórias sobre os rivais, por 3 a 1 e 2 a 1.

O equilíbrio, contudo, não se repetiu desde 2019: em cinco jogos, quatro vitórias rubro-negras e apenas uma esmeraldina. Após a derrota por 3 a 0 na primeira fase do Goianão 2019, o Atlético respondeu com quatro vitórias seguidas. Além de um triunfo no segundo jogo da fase inicial, os atleticanos conquistaram o título com um 4 a 0 no agregado. Quando voltaram a se encontrar em 2020, nova vitória do Atlético por 3 a 0.

Retrospecto de Atlético Goianiense x Goiás

298 partidas (via Wikipédia)
117 vitórias do Goiás
101 vitórias do Atlético Goianiense
80 empates
412 gols marcados pelo Goiás
378 gols marcados pelo Atlético Goianiense