O Vila Nova Futebol Clube busca, nesta segunda-feira (1º), a segunda vitória contra o Cruzeiro, em partida que será realizada em Minas Gerais. A primeira, de acordo com o site Futebol de Goyaz, ocorreu em 1987, pelo Torneio Cidade de Juiz de Fora. Apesar de alguns locais apontarem vitória celeste por 2 a 1, no jornal O Popular consta que o Tigrão venceu por 1 a 0, na decisão do 3º lugar do campeonato.

Ainda em território mineiro, o Cruzeiro venceu o Vila Nova em todas as outras três partidas entre as equipes. Em 1988, a equipe celeste ganhou um amistoso por 1 a 0. Do mesmo modo, agora em partida oficial, o time de Belo Horizonte derrotou os goianos por 3 a 0, na decisão da Copa Centro-Oeste de 1999.

Por último, na Copa do Brasil de 2003, o Cruzeiro eliminou o Vila Nova e venceu as duas partidas, sendo a primeira em Minas Gerais e a segunda, em Goiânia. No jogo de número 1, no Mineirão, a Raposa ganhou por 2 a 0, com gols de Deivid e Thiago. Nessa partida, Vanderlei Luxemburgo comandou o time mineiro, assim como estará à frente da equipe na partida desta segunda.

No geral, o Vila Nova tenta sua terceira vitória no confronto contra o Cruzeiro. Além do triunfo de 1987, o Tigrão derrotou a Raposa por 2 a 1, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, pelo segundo jogo da final da Copa Centro-Oeste de 1999. Anderson e Tim marcaram para os colorados, enquanto Alex Alves descontou para os visitantes. A vitória vilanovense provocou uma terceira partida para definir o campeão do torneio. Após um 0 a 0, o Cruzeiro foi campeão, já que tinha a vantagem do empate.

Retrospecto geral

– 12 jogos
– 2 vitórias do Vila Nova (4 gols)
– 7 vitórias do Cruzeiro (13 gols)
– 3 empates

O Sistema Sagres de Comunicação cobre, nesta segunda-feira (1º/11), Cruzeiro e Vila Nova.

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.