Vila Nova Futebol Clube e Novorizontino já se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro Série B. De acordo com o site Futebol de Goyaz, foram duas partidas pelo torneio em 1991, com uma vitória dos paulistas em Goiânia e um empate na cidade de Novo Horizonte (SP).

Leia também: Após empate na estreia da Série B, Vila Nova recebe o Novorizontino no OBA; confira as prováveis escalações

O primeiro jogo entre Vila Nova e Novorizontino foi no dia 07 de fevereiro de 1991, no Serra Dourada, em Goiânia. Róbson, aos 25 do primeiro tempo e Romero, aos 28 minutos da etapa final, marcaram os gols da vitória dos paulistas, pela 4ª rodada da primeira fase da segundona.

O Tigrão, do técnico José Luís Soares, jogou com: Cláudio; Ademilton (Ricardo Batata), Marajó, Nélio e Haroldo; Kesley, Nélson Dourado e William (Ivo); Dionizio, Diogenes e Róbson. A equipe de arbitragem da partida teve Luis Carlos Tiburski (DF) como o árbitro, e Edson Paulino (GO) e Jesualdo Galvão (GO) como assistentes.

No returno, 9ª rodada, Vila Nova e Novorizontino empataram em 1 a 1 no Estádio Jorjão, em Novo Horizonte (SP), no dia 17 de março de 1991. Ivo abriu o placar para o time vilanovense aos 20 minutos de jogo. Ainda no primeiro tempo, Ciro deixou tudo igual para os donos da casa.

Diferentemente da primeira partida, o técnico do Tigrão dessa vez era Toninho Aguiar, que escalou: Cláudio; Divino, Nélio, Ronaldo Castro e Ademilton; Ronaldo (César), Nélson Dourado e Amílton Geleia; Dionizio, Ivo e William (Róbson). Walter de Paula Senra (RJ) apitou o jogo, auxiliado por Nilton Dantas Souza (RJ) e Antônio Armênio (RJ).

Nesta edição da Série B, as 64 equipes participantes foram divididas em 8 grupos de 8 times cada, com os dois primeiros se classificando para a próxima fase. Vila Nova e Novorizontino caíram no Grupo E, ao lado de Guarani, Anapolina, Atlético-GO, Gama, Taguatinga e Goiânia. Enquanto o time de Novo Horizonte foi o líder da chave, o Tigrão foi eliminado na lanterna.

Entretanto, o Novorizontino foi eliminado já nas oitavas de final da competição, sendo desclassificado pelo Noroeste, também de São Paulo. O Guarani, a outra equipe classificada do grupo, conseguiu o acesso à Série A do ano seguinte, sagrando-se vice-campeão ao perder o título para o Paysandu.

Vale ressaltar ainda que o atual Grêmio Novorizontino é outra equipe. O antiga, que duelou com o Vila em 1991 e foi vice-campeão paulista em 1990, fazendo a “final caipira” contra o Bragantino, faliu em 1999. Alguns anos depois, em 2010, foi fundado outro Grêmio Novorizontino, na mesma cidade, com o mesmo escudo, cores, mascote e o hino.

Retrospecto geral

– 2 jogos
– 0 vitória do Vila Nova (1 gol)
– 1 vitória do Novorizontino (3 gols)
– 1 empate