O Vila Nova Futebol Clube tenta, nesta sexta-feira (19), voltar a vencer o Náutico-PE em Recife depois de cinco anos. De acordo com o site Futebol de Goyaz, a última vitória do Tigrão foi em 2017, quando ganhou por 2 a 1 no Arruda, pelo Campeonato Brasileiro Série B do mesmo ano.

Leia também: Allan Aal admite pressão emocional e avalia últimas contratações do Vila Nova

Em Recife, Náutico e Vila Nova se enfrentaram 12 vezes, com 8 vitórias dos mandantes, 4 dos visitantes e nenhum empate. Nos Aflitos, são nove jogos, com seis vitórias pernambucanas e três goianas.

A primeira partida entre Náutico e Vila Nova em Recife foi nos Aflitos, pela Série B de 1997. O Tigrão venceu por 3 a 0, gols de Ciro, Valdenir e Bé. O último jogo na capital de Pernambuco também foi na casa do Timbu, no ano passado, e os donos da casa ganharam por 2 a 0.

Náutico e Vila Nova se enfrentaram apenas pelo Campeonato Brasileiro Série B. Sendo assim, o retrospecto geral coincide exatamente com o de jogos pela segunda divisão. A primeira vez que as equipes jogaram foi em Goiânia, em 1997, e o time vilanovense ganhou por 3 a 0, gols de Tim, Valdenir e Júlio César.

Sob o comando de Mauro Fernandes, o Vila Nova jogou com: Humberto; Moisés, Wladimir, André e Luciano Mineiro; Mona, Tim (Paulo César Jabuticaba), Valdenir e Sabino; Júlio César (Renatinho) e Ciro (Bé).

O técnico do Timbu era Homero Cavalheiro, que foi campeão da Série C pelo Atlético Clube Goianiense em 1990. No futebol goiano, o profissional também dirigiu o Anápolis em 1996 e 1997. Ele faleceu em abril de 2021 vítima da Covid-19.

Do mesmo modo, o Tigrão venceu o Timbu no último jogo entre eles na história do confronto. Foi pelo 1º turno da Série B deste ano, no OBA, e os donos da casa ganharam por 2 a 0, gols de Daniel Amorim e Pablo Dyego. No geral, a vantagem é dos pernambucanos.

Retrospecto geral

– 24 jogos
– 10 vitórias do Vila Nova (29 gols)
– 12 vitórias do Náutico (37 gols)
– 02 empates