Celebrar a chegada do ano novo ao lado de familiares e amigos e sempre convidativo para apreciar bebidas alcoólicas e pratos carregados de calorias. Durante a festa, a bebedeira e a comilança parece algo inofensivo, mas horas depois surgem os sintomas do exagero. O mais conhecido é a ressaca.
Algumas dicas são valiosas para quem pretende “encher a cara” com a intenção de esquecer os fracassos de 2014 e projetar dias melhores em 2015. Nessa hora, muitos ignoram a frase “beba com moderação”. Se você é um desses, fique atendo as dicas para evitar a ressaca:
1 – Alimentar-se antes de beber é a principal regra contra a ressaca. Quando se ingere bebida alcoólica de estômago cheio, os alimentos diminuem a difusão do álcool pelas paredes do estômago e retardam a passagem do álcool para o intestino, onde ele é rapidamente absorvido.
2- Procure ingerir alimentos que irão proteger o seu fígado. É ele que fabrica a enzima que digere o álcool e, quando sobrecarregado, produz uma toxina que causa dor de cabeça. Dias antes, encare um suco de beterraba e alho para turbinar o órgão. Inclua na sua refeição alimentos com gordura poli-insaturada, encontrada em peixes e no azeite de oliva extra virgem. Ou então, pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de pão na mistura.
3 – Entre uma cerveja e outra como algum quitute e beba água. Assim, o álcool não fica sozinho no estomago e, claro, você bebe menos. Dê preferência aos queijos, ricos em gordura, e ás carnes, fontes de proteína, que facilitam a digestão do álcool. Castanha, amendoim, queijos e salaminhos são bem-vindos.
4- Outra dica importante para evitar a ressaca e intercalar bebidas alcoólicas com bebidas não alcoólicas. O gelo também é fundamental. Coloque gelo ou água para diluir a bebida. E, sempre que lembrar, beba suco, água ou refrigerante.
5 – Evite fumar quando estiver bebendo. Quanto mais nicotina no organismo, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.
6 – Hidrate-se antes, durante e depois da bebedeira. A principal causa da ressaca é a desidratação. Antes de dormir, beba bastante água. Se acordar para fazer xixi, tome mais água. Suco de acerola, limão e laranja também ajudam, porque bombeiam antioxidantes protetores e vitamina C no seu corpo.
7 – Evite o beber café. A bebida também tem propriedades diuréticas, ou seja, desidrata ainda mais o seu corpo
8 – Para amenizar os efeitos da ressaca, deve-se ter uma alimentação leve, pobre em gorduras, rica em frutas, vegetais e líquidos. Inclua no cardápio os carboidratos complexos, como pão e biscoito de água e sal. O álcool aumenta a acidez e irrita a mucosa estomacal. Deixe de lado molho branco, queijos amarelos e fritura.
9 – Embora alguns medicamentos ajudem a minimizar os estragos produzidos pelo álcool, como aqueles que unem analgésico (contra dor de cabeça), antiácido (contra a queimação no estômago) e antiemético (contra enjoos), nenhum é capaz de resolver tudo de uma só vez.
10 – Por onde passa, o álcool causa baderna. Dentro da cabeça ele age nos neurônios daí a desinibição e a tonteira. Cerca de cinco horas depois da bebedeira as células cerebrais começam a se recuperar, mas ficam ultrassensíveis. É por isso que a luz e o barulho incomodam tanto. No dia seguinte, os danos ainda são sentidos e é praticamente impossível se concentrar. Repouse. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. Nesse momento o que o corpo mais pede é descanso.
Com informações do site Minha Vida !