Poucos minutos após a derrota para o Grêmio em confronto válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B, nas redes sociais do Vila Nova Futebol Clube uma nota de repúdio reclamando da arbitragem de Sávio Pereira Sampaio que apitou a partida em Porto Alegre. No texto a agremiação colorada também destacou erros em outros jogos da equipe goiana na competição.
A nota lista lances nos jogos contra Criciúma e Tombense, em que o Vila Nova entende que foi prejudicado após análise do VAR: “É inadmissível que uma ferramenta que foi criada para facilitar a atuação da arbitragem e minimizar os erros e danos advindos da aplicação da regra do jogo seja passível de tantos erros”.
Confira a nota oficial
O Vila Nova Futebol Clube repudia veementemente a atuação da arbitragem no Campeonato Brasileiro da Série B 2022.
Por repetidas vezes, com árbitros de campo e de vídeo, o Vila Nova F.C. foi prejudicado de forma substancial, sendo o último episódio diante do Grêmio, pela 28ª rodada, quando o atacante Kaio Nunes sofreu pênalti, a falta não foi marcada e na sequência do lance a equipe gaúcha marcou gol. Ao que o VAR chamou o árbitro Sávio Pereira para averiguar a penalidade, este fingiu que nada ocorreu e validou o gol do Grêmio.
É recorrente este tipo de erro na competição, não só contra o Vila Nova F.C. Contra nós, elencamos, por exemplo, o pênalti marcado a favor do Criciúma, em que a bola tocou no braço do lateral Alex Silva, que por sua vez estava com os dois braços para trás e colados em seu corpo. Com o mesmo atleta, uma expulsão contra o Novorizontino em lance que sequer houve falta.
Contra o mesmo Grêmio, o defensor gremista impediu um gol do colorado usando uma de suas mãos e não houve marcação de pênalti por parte do árbitro e nem mesmo indicação de checagem do VAR. Há ainda outros lances como a falta marcada pelo atacante Matheus Souza, que não tinha o adversário no seu campo de visão, em lance que resultaria em importante gol contra o Tombense, em Muriaé.
É inadmissível que uma ferramenta que foi criada para facilitar a atuação da arbitragem e minimizar os erros e danos advindos da aplicação da regra do jogo seja passível de tantos erros, de forma a tirar pontos valiosos e colocar em risco o trabalho de toda uma temporada.
O Vila Nova F.C. tomará todas as medidas cabíveis ante os prejuízos causados pelos erros de arbitragem e irá até as últimas instâncias em busca de justiça.
Lance que o Vila Nova reclama de pênalti na partida contra o Grêmio
Pênalti para o Vila Nova, atacante toca a bola e é calçado. VAR corretamente sugere revisão, o árbitro Savio, Fifa, olha a imagem, não marca infração e dá o gol do Grêmio. Errar com replay, revendo a imagem não dá para justificar, é surreal. Que fase dos árbitros da CBF. pic.twitter.com/3xjLYKdbvR
— Renata Ruel (@RuelRenata) September 3, 2022