Foi a estreia verdadeira de Róbston não só no Vila Nova, mas também na temporada 2013. O jogador, que vestiu a camisa do Atlético no primeiro semestre e não conseguiu se destacar como antes, fez isso com a camisa do Vila no seu segundo jogo pelo clube, na goleada por 4 a 0 sobre o Caxias. O volante colorado, que participou dos quatro gols na vitória, foi eleito a Fera do Jogo na RÁDIO 730 e destacou que sempre sonhou em ser aclamado pela torcida do Vila.

Parabéns para o grupo todo, a gente tinha que apagar aquela impressão ruim que ficou de domingo passado, quando o torcedor compareceu em massa. Eu sempre sonhei em fazer grandes jogos pelo Vila e descer ali com a torcida gritando seu nome, uma torcida que está carente de títulos e de boas partidas. Hoje a gente mostrou que tem condições sim de subir se a gente jogar com essa determinação, não só aqui no Serra, mas fora de casa também, porque a Série C é bastante nivelada”

Foi mesmo uma estreia para o camisa 7 do Vila, tanto que ele mesmo destacou que a muito tempo não deixava o gramado do Serra Dourada com a sensação de alívio, de dever cumprido. Róbston tentou frear a empolgação e deu “apenas” nota 7 para a sua atuação no domingo e espera muito mais dele e do time contra os próximos adversários. O jogador diz que está se sentindo em casa e que uma família está sendo criada no Onésio Brasileiro Alvarenga.

Eu conheço muitos jogadores, de jogar contra, e com o passar das semanas a gente vai pegando mais afinidade com o grupo, já estou indo para a terceira semana e acho que isso é importante. A cada dia que passar, a confiança vai aumentando e o grupo vai me recebendo cada dia melhor, eu vou me adaptando mais ao grupo. Está se criando uma família e eu tô entrando nessa família agora, eu tô muito feliz, tô me sentindo um garoto, voltei a me sentir bem nos 90 minutos, correndo e espero dar sequência”