Numa conquista assim como na derrota, é justo não atribuir a apenas um personagem no futebol a gloria da vitoria assim como o desastre da derrota. Mas existem aquelas figuras que exemplificam ou que tem uma parcela maior de responsabilidade e importancia.
A conquista do Vila Nova no ultimo final de semana, o titulo da Serie C, teve muitos personagens importantes, Guto Presidente, Marcio Fernandes esse extraordinario treinador, Frontini sempre brilhante e de boa cabeça, Vitor, Gustavo Bastos, Vinicius Simon, Edson, Ramires e outros. Todos eles foram brilhantes. Mas tem um jogador que entendo, foi de uma simbologia inegavel nesse triunfo Colorado. Me refiro ao jogador Robston.
Esse magricelo, gente boa e alegre é a exemplificação exata desse momento que vive o Vila Nova. Robston, assim como o Tigre, foi à lona em 2014. Pego no anti-doping, foi suspenso por dois anos e a possibilidade de voltar em um ano seria dentro de umas regras duras impostas pela comissão anti dopagem e ele conseguiu cumpri las integralmente. Quantas vezes esse rapaz chorou nos ombros de sua guerreira esposa! Uma mulher que nunca o abandonou mesmo nesse momento mais dificil de sua vida. Outra figura que ajudou o falante, e naquele momento calado e triste jogador, foi seu filho.
Robston sempre dizia de forma confiante; vou voltar a jogar e será no Vila e vou ser campeão e vou dar a volta por cima. Assim como o Vila Nova que beijou o pó em 2014, Robston conseguiu atingir seu objetivo. Ninguem no Vila queria mais esse titulo do que esse jogador. Guto Veronez teve a humildade de fazer o simples no Vila. Teve a humildade de perguntar as pessoas em quem ele confiava, pedindo sugestão, querendo saber a opinião dessas em momentos delicados do Colorado. Os grandes homens não são os arrogantes, os prepotentes, mas aqueles que sabem ouvir, pedir conselhos e decidir pelo melhor, pode até errar mas sempre com a melhor das intenções. Guto montou um time de jogadores de caráter, honestos, integros, homens no sentido da palavra. O Vila não teve nenhum jogador fazendo molecagem, desrespeitando a instituição e a torcida. O Vila teve um grupo de jogadores honrados.
Portanto Robston, o polemico, falante, confiante e otimo jogador, curta sua conquista, beba sua agua de parede com moderação, brinque com seu filho e seus amigos e cuide sempre de sua vida pois voce mostrou que quando a pessoa quer virar gente, é possivel. Voce é um grande vencedor dentro e fora de campo.