Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ronaldo Caiado nega apadrinhamento político no governo  e garante ‘competência’

Em meio ao tom político e eleitoral da cerimônia de posse dos novos secretários estaduais, o governador Ronaldo Caiado (UB) garantiu que os cargos na administração não são ocupados simplesmente por critérios políticos ou apadrinhamentos. O governador voltou a ressaltar a importância de se intensificar a entrega de resultados pela gestão para o fortalecimento da base aliada para as disputas municipais de 2024 e aponta que, para isso, é necessário ter competência.

“A maneira eficiente e de resultado. Isso tudo traz a nós uma confiança muito grande para que os prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores possam trabalhar tendo a convicção de que nós estamos colocando uma pessoa ali não porque é apadrinhada de A ou de B. É porque, tecnicamente, é competente, é capaz”, discursou Caiado em referência à primeira titular da recém-criada Secretaria Estadual do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury de Lima.

Apesar do discurso focado na administração, as novas peças são colocadas pelo com o objetivo de fortalecer a base governista, de olho nas eleições municipais. O novo presidente do Detran, Delegado Waldir Soares (UB), tem meta de construir pré-candidatura à prefeitura de Aparecida, enquanto Maria Caroline deve articular junto a prefeitos no entorno e confirmar a unidade entre caiadistas para a disputa seguinte, em 2026. A avaliação sobre o tabuleiro político em Goiás foi antecipada e pode ser conferida na edição #222 do PodFalar, o primeiro podcast de política de Goiás.

Foto: Caiado com Waldir (Detran), Maria Caroline (Entorno), José Frederico (Inovação). (Crédito: Lucas Diener/SECOM)

Ausentes

Apesar do discurso de unidade dos prefeitos da região do Entorno do DF para a escolha de Maria Caroline Fleury, apenas dois prefeitos estiveram presente: Carlinhos do Mangão (PL), prefeito de Novo Gama, e Joseleide Lázaro (UB), de Padre Bernardo.

Indicação

Depois da divisão interna, governistas apontaram para consenso em torno de nome técnico. No entanto, a nova auxiliar é indicação direta da ex-deputada federal Flávia Arruda, que estava presente ontem ao evento, no Auditório Mauro Borges, em Goiânia.

Resposta

Questionado sobre alguma insatisfação entre os prefeitos da região, Caiado negou. “Eu não tenho nenhuma informação de nenhum prefeito que tenha contestado a posição dela. A Carol teve o aval de todos os prefeitos. É uma pessoa muito bem recebida”.

À luta!

“Difícil avançar num mundo misógino. Difícil acabar com a misoginia num mundo masculino. Difícil fazer política de inclusão num mundo machista. Mas nem assim desistimos! Nunca!”. Palavras da ex-secretária da Fazenda em Goiás, Ana Carla Abrão, ao compartilhar notícia sobre a ausência delas nos espaços de poder político e econômico.

Novos negócios

A propósito, a economista e sócia da consultoria Oliver Wyman no Brasil assume a Vice-Presidência de Novos Negócios da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, a partir de 10 de abril.

Missões

Ana Carla Abrão chega com foco no desenvolvimento da vertical de negócios de Dados e Analytics da B3, incluindo o acompanhamento do plano de crescimento da Neoway e Neurotech, adquiridas pela B3 nos últimos anos. Ela também terá um papel relevante no desenho e implementação dos negócios ligados a plataformas tecnológicas como serviço.

Primeira-dama Gracinha Caiado (Foto – Wesley Costa)

Pacote social

A primeira-dama Gracinha Caiado apresenta à Assembleia Legislativa o Pacote Social do Governo de Goiás. A visita da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) ocorre nesta terça-feira (7), às 14h30.

Projetos

O pacote inclui propostas de criação dos programas “Goiás Por Elas”, “Dignidade”, “Família Acolhedora Goiana” e o novo “Cofinanciamento Estadual da Assistência Social”. Participam da agenda os secretários Wellington Matos (Desenvolvimento Social) e César Moura (Retomada).

Foto: Líder da base, Anselmo Pereira lida com insatisfação de vereadores com o Paço. (Crédito: Gustavo Mendes)

Membros

A Mesa Diretora da Câmara Municipal notificar nesta terça-feira (07) os líderes de partidos para que indiquem os membros da futura Comissão Especial de Investigação (CEI) da Comurg. A apuração parte de denúncias de supostas irregularidades na Companhia Municipal de Urbanização.

Base rachada

Com 23 assinaturas, 11 além das 12 mínimas para a instalação, a definição dos sete membros abre novo período de articulação na Casa. Depois de ampla base nos primeiros dois anos, a partir de agora, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) mantém distância da Casa e deve contar com número enxuto de apoiadores.

Mais lidas:

Leia também: