O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) deu entrada nesta sexta-feira (12) ao projeto de lei que transfere do Distrito Federal o dinheiro previsto no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para 19 cidades goianas e duas mineiras localizadas no Entorno.
Para Ronaldo Caiado o Distrito Federal é um território administrativo, que já recebe todo o suporte financeiro da União, com um fundo de mais de R$2 bilhões . O dinheiro tem a finalidade de auxiliar no desenvolvimento do entorno, região que sofre com a falta de infra-estrutura e com problemas sociais.
Projeto
O projeto do goiano é baseado em resposta à Proposta de Emenda à Constituição 442, do deputado federal Tadeu Filippelli (PMDB-DF), que pretende incorporar ao Distrito Federal os municípios de Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental, Águas Lindas, Santo Antônio de Goiás e Planaltina.
A população que vive no Entorno do Distrito Federal deslocam-se de suas cidades para ter atendimento básico, como na área da saúde. Estudo realizado por Ronaldo Caiado mostrou a explosão demográfica vivida na região. O crescimento populacional é de 3,6% ao ano, o dobro da média nacional, que fica em 1,9%.