A rotina com o livro, particularidades do ofício e impactos do trabalho de uma livreira e bibliotecária são os destaques de mais um episódio inédito do Literando que estreia na Sagres TV nessa quarta-feira (21). Indispensáveis para a formação de novos leitores e para o fortalecimento do hábito de leitura no país, esses profissionais são parte primordial da chamada “cadeia do livro”.

Nesse sentido, fazem parte do episódio a bibliotecária Ana Maria Machado, com mais de 30 anos de experiência no Sesc Goiás, além da livreira Natália Garces, proprietária da Livraria Palavrear, na capital goiana.

O contato com o livro

De acordo com a segunda edição da pesquisa Panorama do Consumo de Livros, cerca de 5% entre o público consumidor de livros prefere comprar livros em lojas on-line. Por outro lado, 39% prefere comprar em lojas físicas. No entanto, para além da venda das edições, os espaços físicos também promovem atividades complementares com o livro. Na Livraria Palavrear, por exemplo, acontecem Clubes do Livro mensais, enquanto que diversos eventos literários também integram a agenda do Sesc Centro, espaço de trabalho de Ana Maria.

Ao longo do episódio, as entrevistadas também comentam o impacto das livrarias físicas em um mundo essencialmente digital, repleto de relações mediadas por tecnologias. Dessa forma, separar um tempo na agenda para a visita a um espaço físico é também uma forma de resistência aos novos ritmos da vida moderna, essencialmente apressada e com notificações constantes.

Assista ao episódio completo:

Leia mais: