As ruas de Goiás próximas aos locais da votação amanheceram cheias de santinhos espalhados até mesmo nas calçadas. Em frente ao Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA) Arco-Íris, diversos papéis estão espalhados no chão, o que chegou a incomodar até os eleitores.

“Acho uma falta de educação, estava comentando com meu amigo agora mesmo, a educação vem de berço. Eles sujam as ruas. Para mim, nem deveriam existir esses santinhos. Se trata de educação, a pessoa nem deveria jogar”, ressalta Gilson Santana, que aguardava na fila antes de os portões abrirem para votar.

Além da região da Chacará do Governador, tem “santinhos” em outros lugares da capital, como em frente da Área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), localizada no setor Leste Universitário, na Escola Municipal Professora Edna de Roure e também no Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Pré universitário. Para conter a poluição nas ruas, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), criou um cronograma de limpeza que será realizada hoje e amanhã.

As equipes atuarão pelos locais de votação para varrer e coletar lixo, e na segunda-feira, a limpeza na capital será reforçada por causa da grande quantidade de santinhos e materiais eleitorais que estão nas ruas da capital. O presidente da Comurg, Alisson Borges, pede que candidatos e eleitores não sujem as vias públicas com materiais de campanha.

“Pedimos que a população evite o derramamento de santinhos, como sempre acontece nas ruas próximas aos locais de votação. Tal prática, além de poluir ruas e entupir bueiros da capital, configura crime eleitoral, passível de multa e até prisão”, ressalta.

Assista a matéria completa:

Leia mais: