Vice-líder do campeonato, Rubens Barrichello fez jus à sua experiência e dominou de ponta a ponta a disputa da 10ª etapa da temporada 2016 da Stock Car, realizada em Goiânia no Autódromo Internacional Aryton Senna. Ele mesmo com limpador de para-brisas sem funcionar, o que poderia lhe custar posições por uma possível falta de visibilidade, venceu sem dificuldades a primeira corrida do dia, contabilizando 30 pontos na classificação. Foi a terceira vitória de Rubens na temporada: Cascavel, Londrina e Goiânia.
Na segunda corrida, essa com 23 voltas, Átila Abreu assumiu a primeira colocação na primeira volta após a saída do Safety Car e só parou para subir no pódio e levantar o troféu da 2ª bateria. Quem celebrou bastante a corrida foi o vice-líder do campeonato, Rubens Barrichello. Além de terminar na quinta colocação, viu seu rival, Felipe Fraga rodar na última volta e ficar sem pontos. O que esquenta de vez a disputa pelo caneco da principal modalidade do automobilismo nacional.
Primeira corrida: Rubens Barrichello de ponta a ponta
Na primeira corrida, a largada sem Safety Car não foi possível devido a pista molhada e escorregadia. Mas isso não significa que a corrida 1 deixou de ser emocionante. Logo na primeira volta, Rubens Barrichelo que começou como pole, foi atacado de forma constante pelos companheiros Marcos Gomes e Felipe Fraga. No entanto, com total experiente, o ex-piloto de Fórmula 1 administrou a primeira colocação do começo ao fim da 1ª bateria.
Porém, a primeira etapa ficou marcada pelas diversas batidas (leves) e derrapagens na pista do Autódromo de Goiânia. Após a quinta volta, seis pilotos já haviam sofrido algum problema e foi necessário o retorno aos boxes: Denis Navarro, Ricardo Zonta, Allam Khodair, Sérgio Jimenez, Ricardo Mauricio e Cacá Bueno.
Após a décima volta, Felipe Fraga e Rubens Barrichello esquentaram a disputa pela primeira colocação. Líder do campeonato, Felipe tentou mais de uma vez assumir o posto mais alto da corrida. Faltando cerca de cinco minutos para o término da corrida, Felipe chegou a diminuir a vantagem para dois décimos de distância, mas com tranquilidade e muita experiência, Rubens apenas segurou a primeira colocação e celebrou bastante a vitória que bota fogo na disputa pelo título da Stock.
Companheiro de Felipe, Marcos Gomes rodou na última volta e perdeu a terceira colocação para Valdeno Brito. Thiago Camilo, um dos pilotos mais experientes da modalidade, terminou apenas na 13ª colocação, duas abaixo da sua posição de origem. No entanto, o que ficou marcado foi a postura ofensiva do piloto em determinados momentos da etapa. Ele, por instantes, assumiu a quarta colocação e emplacou as melhores voltas entre todos os participantes.
Segunda corrida: duelo entre Thiago Camilo e Rubinho Barrichello
Na segunda prova, com o grid invertido, Lucas Foresti largou em primeiro, e o líderes do campeonato, Felipe Fraga entrou na 9ª colocação: uma posição à frente de Rubens Barrichello. Após cinco voltas com Safety Car na pista, Foresti acabou saindo da pista, atento, Átila Abreu se beneficiou e assumiu a primeira colocação, não perdendo mais até o final da 2ª bateria.
Quem estava solto era Felipe Fraga. Com muita ousadia em suas manobras, o líder do campeonato lutou a todo instante para recuperar os pontos perdidos na primeira bateria. O que de fato ele estava conseguindo até a última volta, quando já estava na 2ª colocação. No entanto, após rodar na pista molhada do Autódromo de Goiânia, acabou abandonando a corrida e perdendo ainda mais a gordura na tabela de classificação.
Quem agradeceu foi o vencedor da etapa 1, Rubens Barrichelo. Ele que começou na 10ª colocação terminou a segunda corrida na 5ª posição. A diferença na classificação geral, agora, é de 29 pontos. O veterano foi muito atacado pelos adversários, mas com sua experiência apenas administrou a defesa e pode celebrar a 10ª etapa que o aproximou muito da disputa pelo título da Stock Car.
E agora?
A próxima etapa da Stock Car 2016 acontece no dia 20 de novembro. E com estreia! Será a primeira disputa no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). A última etapa da temporada será no dia 11 de dezembro, em Interlagos (SP).
Top 10 da primeira prova:
1) Rubens Barrichello (Full Time Sports)
2) Felipe Fraga (Cimed Racing)
3) Valdeno Brito (TMG Racing)
4) Marcos Gomes (Cimed Racing)
5) Diego Nunes União (Química Racing)
6) Julio Campos (C2 Axalta Racing) –
7) Daniel Serra (Red Bull Racing)
8) Nestor Girolami (Eisenbahn Racing Team)
9) Átila Abreu (Shell Racing)
10) Lucas Foresti (Full Time-ProGP)
Top 10 da segunda corrida:
1) Átila Abreu (Shell Racing)
2) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM)
3) Diego Nunes União (Química Racing)
4) Max Wilson (Eurofarma RC)
5) Rubens Barrichello (Full Time Sports)
6) Ricardo Zonta (Shell Racing)
7) Galid Osman (Ipiranga-RCM)
8) Marcos Gomes (CIMED Racing)
9) Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team)
10) Guga Lima (TMG Motorsport)
Classificação do campeonato:
1) Felipe Fraga – 252 pontos
2) Rubens Barrichello – 223
3) Valdeno Brito – 189
4) Max Wilson – 159
5) Daniel Serra – 157
6) Vitor Genz – 148
7) Átila Abreu – 146
8) Cacá Bueno – 138
9) Allam Khodair (137)
10) Ricardo Maurício (135)